27 janeiro 2014

Filme X Livro - Harry Potter e a pedra filosofal

O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DO FILME E DO LIVRO “Harry Potter e a pedra filosofal”, POIS É UM COMPARATIVO DOS DOIS. E O OBJETIVO DELE É RESSALTAR AS DIFERENÇAS



Eu certamente sou o tipo de leitora que espera assistir o filme exatamente como é no livro. Mas certamente estou aberta a mudanças, desde que não sejam trágicas ou mude de alguma forma o rumo da história. A série Harry Potter como um todo, foi muito elogiada e aceita pelos fãs, e comigo não foi diferente. Mas mesmo assim mudanças foram feitas, pois como o nome mesmo já diz, são ADAPTAÇÕES.

Logo no início de “Harry Potter e a pedra filosofal” nós já nos deparamos com algumas mudanças, elas certamente serviram para reduzir um pouco a história e eu particularmente preferi o inicio do filme, até porque acho desnecessário acompanharmos o tio Válter em um dia de trabalho, sem mencionar o fato estranhíssimo de ter várias pessoas com veste longas e pretas na rua comemorando sabe-se lá o que (na visão dos trouxas).
Uma coisa que poderia ter sido acrescida em apenas uma fala no filme foi à tentativa de deixar o Harry com alguém no dia do aniversário do Duda, pois no livro os tios do Harry fazem de tudo para deixa-lo com alguém e no filme o levam sem tentar mudar isso, essa tentativa de não leva-lo ao zoológico, certamente ficaria legal nos filmes, pois poderíamos notar ainda mais como o Harry não é querido naquela casa (não que isso não fique claro... RSRSS).
Em algumas outras cenas do início que mudaram, também preferi a versão do filme, pois ficaram mais engraçadas. O fato de Hagrid ter achado que o Duda é o Harrry, certamente foi uma delas. Outra que também me arrancou risadas é a cena em que o Duda começa a comer o bolo de aniversário de Harry enquanto toda aquela confusão está acontecendo, assim podemos ver que o Duda do filme consegue ser ainda mais chato, mimado e inconveniente do que no livro.
Uma cena que eu estava esperando assistir no filme e que não houve, foi o Hagrid passar mal dentro do banco, enquanto ele se locomove em alta velocidade pelos cofres. Certamente seria muito engraçado ver uma pessoa daquele tamanho enjoada.
Duas cenas que foram cortadas e que para mim não fizeram a menor falta foram: A cena que Harry conhece o Draco no Beco Diagonal, a ausência dessa cena não muda em nada, pois independente de como eles se conheçam, odiar o Draco é a coisa mais fácil. E cena que o tio Válter leva o Harry para a estação de trem, pois no filme é o Hagrid que vai direto do Beco Diagonal.
Já em Hogwarts encontramos diferença assim que eles chegam, antes mesmo de saberem para qual casa eles vão, mas que também não interfere em nada.
Algumas outras cenas me decepcionaram um pouco. Uma delas foi o fato de Harry abrir a vassoura que ele ganha na frente de todos assim que recebe, enquanto no livro é feito o maior suspense e ele demora umas quatro páginas para finalmente abri-la, mas essa certamente foi a que menos me decepcionou.  Outra que me decepcionou um pouco foi o fato de que o Dumbledore mandou o Noberto para a Romênia e toda essa questão ser resolvida em duas cenas: Noberto nasce, Noberto é mandado para o Romênia. Já no livro são no mínimo quatro cenas para decidirem isso e o Dumbledore nem se envolve, pois o Harry junto com o Rony e Hermione tomam a frente e resolvem tudo. Porém a mais me decepcionou foi à cena do jogo de quadribol no qual a vassoura foi Harry foi azarada. No livro há uma preocupação geral com o Harry, tendo o Jorge e o Fred tentado ajudar o Harry, tentando chegar próximo a ele e a vassoura dele fugindo, e depois ficarem voando de baixo dele para se ele cair eles o pegarem. Enquanto no filme o jogo continua acontecendo como se nada tivesse acontecendo, como se ninguém se importasse com Harry, só mesmo as pessoas da plateia e em especial a Hermione estivessem preocupadas. Tipo, Como assim produção??
No final do livro quando Harry, Rony e Hermione vão tentar impedir que roubem a pedra filosofal, mudanças foram feitas e cenas foram cortadas. Uma mudança bem no início foi na parte em que eles tinham que pegar uma chave alada para abrir a porta, no filme Harry logo localiza a chave correta, só tem uma vassoura e as chaves começam a segui-lo. Mas no livro existem no mínimo três vassouras, pois cada um monta em uma, O Harry só descobre qual é a chave correta quando está no ar e as chaves não correm atrás deles, são apenas muito rápidas e eles cercam a chave correta para conseguir pega-la.
E por fim dois corte que deixaram os fãs da série insatisfeitos foram: O desafio das poções e o Pirraça. Afinal quem não gostaria de ver um fantasma que prega mais peça que Fred e Jorge juntos, que não respeita nem aos professores, com a exceção de Dumbledore. Ou o desafio das poções, o que da a Hermione um real/maior motivo para ela está ali, além de ter sido a proteção criada pelo Severo que é citada também nos filmes, porém não é mostrada.



Porém fora isso tudo que foi dito a cima, a adaptação de “Harry Potter e a pedra filosofal” é simplesmente fantástica e com riquezas de detalhe absurdas. Raramente adaptações são tão fiéis aos livros e Harry Potter certamente surpreendeu e agradou ao menos 99% dos fãs, além de ter conquistado uma outra legião de fãs. 
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Oie, tudo bem?
    As cenas do Hagrid em Gringotes, O desafio das poções e o Pirraça são demais, pena que não tem no filme, foram as únicas coisas que não me agradaram, mas no resto eu amei!
    Adorei a sua comparação :) O blog é lindo!
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram essas cenas que eu senti falta, mas mesmo assim o filme é prefeito e o livro também!!

      Excluir
  2. Oláá!!
    Concordo plenamente! Eu achei que faltou MUITA coisa nos filmes de HP, principalmente na Ordem da Fênix, mas não dava para colocar tudo né, o filme teria umas 10 horas hahaha.
    Na Pedra Filosofal, senti muita falta do desafio das poções, porque pareceu que a Hermione não fez nada para ajudar.

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.. Me incomoda um pouco o fato dela ter recebido 50 pontos para a casa só por ter ido judo, quando na realidade o Harry só conseguiu passar pelo desafio das poções graças a ela... E se todas as cenas dos livros estivessem nos filmes, eles se tornariam uma série onde cada livro teria história suficiente para uma temporada!! uahsuahshas
      Beijos!

      Excluir
  3. Ficou incrível, esse post! Tanto o filme quanto o livro fizeram parte da minha infância, então, acho que não tem como não amar Harry Potter!
    visite também meu blog: http://www.sucraloseeletrica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...