28 janeiro 2014

Resenha: "Cidades de Papel"

Título Original: Papper Towns

Gênero: Romance
Autor: John Green
Ano: 2013
Editora: Intrínseca

Compre o seu aqui.

Nota pessoal: 4/5

Citação favorita: "O para sempre é composto de agoras".

Personagem Favorito: Ben Starling. 

Confesso que teve horas em que ele me irritava muito quando só falava do baile de formatura e de Lacey, mas eu realmente gosto muito dele. Acho ele extremamente engraçado, um garoto cheio de vida, que só quer viver o seu último ano no colegial intensamente, querendo fazer com que seu último ano com seus amigos seja lembrado e especial. As melhores partes do livro são as que ele está. Adoro personagens inteligentes e engraçados como ele. E mesmo não sendo o principal da história, ele é o meu preferido.


Crítica:  

"Cidades de Papel" tem diálogos reais- e muito engraçados- . É uma história cheia de suspense, onde mostra um jovem em busca de sua amada, que é uma pessoa totalmente diferente do que um dia imaginou...


A história é narrada por Quentin Jacobsen, um menino que está no último ano do colegial, e leva uma vida comum de um garoto de Orlando, até uma certa noite. 

Já de início do livro comecei a gostar muito, onde a enigmática Margo chama seu vizinho e amigo de infância, Quentin, para uma noite de adrenalina em uma missão de vingança contra seus "amigos" que a fizeram mal. Quentin como é apaixonado por sua vizinha desde sempre, aceita o convite da menina e embarca em uma noite que nunca poderia imaginar. 

Nos capítulos em que a dupla executa o elaborado plano de vingança, Quentin descobre um próprio lado dele que não sabia que existia, e um de Margo também. Todos os momentos durante a execução da vingança são divertidíssimos, com Quentin sempre com medo do que Margo vai aprontar, e cada vez mais fascinado pela misteriosa garota. 



" Margo sempre adorou um mistério. E, com tudo que aconteceu depois, nunca consegui deixar de pensar que ela talvez gostasse tanto de mistérios que acabou por se tornar um." (página 16)


No final da noite, mesmo com o plano de vingança tendo êxito completo, Margo não parecia contente, mesmo Quentin não percebendo. Enquanto eles se despediam, Quentin só se perguntava como seria no dia seguinte, se a relação dos dois seria diferente, ou se tudo continuaria a mesma coisa, se a amizade deles não passaria de uma noite de aventura. O que Quentin não poderia imaginar é que no dia seguinte em que esperava encontrar Margo na escola, como num dia comum, a garota não vai a escola. Nem no dia seguinte... e nem no outro. Q percebe que uma coisa inesperada aconteceu: A misteriosa e vingativa Margo desapareceu.

Essa não é a primeira, e nem a segunda vez que Margo desaparece. O motivo da nova fuga? ninguém sabe. E o último que esteve junto com a jovem foi Quentin. Q se pergunta o motivo pelo qual Margo desapareceu sem dizer adeus a ninguém, e tenta relembrar detalhes de sua última noite com ela para descobrir para onde a menina possa ter ido. Em um dia, quando um investigador vai a sua casa fazer perguntas sobre a última vez em que Quentin esteve com Margo, ele descobre que a garota em suas outras fugas deixava pistas para os seus pais, enigmas, sobre a sua localização. E Q descobre que nessa fuga, as pistas deixadas por Margo são diretamente para ele. Quentin decide desvendar os enigmas e descobrir o paradeiro de Margo com a ajuda de seus amigos, Ben e Radar, embarcando numa grande aventura. Enquanto tenta descobrir onde sua grande paixão está, através de suas pistas, ele conhece uma Margo que jamais imaginou que existia, que ninguém conhece, e se distancia cada vez mais da ideia que tinha sobre ela.





"(..) Pensei que talvez a garota de papel também pudesse se tornar uma garota de verdade. E parecia um jeito de dizer aquela garota que se preocupava com popularidade e roupas e tudo mais "Você vai para as cidades de papel. E nunca mais vai voltar" .(..)" (página 349)


Fiquei refletindo um bom tempo sobre um trecho do livro em que Margo diz em um diálogo que eu achei incrível.

 "(...) No fundo eu não olhava para baixo e pensava que tudo era feito de papel. Eu olhava para baixo e pensava que eu era feita de papel. Eu é que era uma pessoa frágil e dobrável, e não os outros. E o lance é o seguinte: as pessoas adoram a ideia de uma menina de papel. Sempre adoraram. E o pior é que eu também adorava. Eu tinha cultivado aquilo, entende? Porque é o máximo ser uma ideia que agrada a todos. Mas eu nunca poderia ser aquela ideia pra mim, não totalmente.(...)"(páginas 348 e 349) .

No livro fica bem claro que Margo vive uma vida fútil e vazia, uma "vida de papel" para agradar aos outros, por aparência, e que ela cultiva isso nas pessoas ao seu redor, mesmo no fundo não querendo ser assim, sendo uma pessoa totalmente diferente. Achei isso absolutamente incrível e muito real, porque realmente existem muitas pessoas assim. Quentin cresce muito no decorrer da história. Mesmo Margo não estando por perto, ela muda a vida de Quentin, ela o faz viver de verdade, o faz se libertar da vida padronizada que ele vivia e o faz criar coragem de fazer coisas novas e enfrentá-las. Também acho bem legal o fato de "Cidades de papel" ter dois significados no livro.




" - Nada acontece como a gente acha que vai acontecer - diz ela. -Verdade - digo. Mas depois que penso a respeito por um segundo, acrescento: - Mas, se você não imaginar, as coisas sequer chegam a acontecer. " (página 354)



"Cidades de Papel" é o segundo livro de Green que eu leio, e foi o primeiro que li em 2014. O livro realmente me surpreendeu MUITO! Confesso que não esperava muito dele, mas John Green fez jus ao nome e escreveu uma brilhante história que me fez refletir bastante. Sem dúvidas aprendi muito com Quentin e Margo, e torço muito para que um dia a história vire adaptação para o cinema. 


Curiosidades:

John Green cresceu em Orlando, Flórida, a uma pequena distância da Disney World. Se mudou para Ohio para cursar a universidade, onde estudou Inglês e Religião. Green autor dos sucessos "A culpa é das estrelas" e "Teorema Katherine", é um dos escritores norte-americanos mais queridos pelo público jovem e igualmente festejado pela crítica. Com seu irmão Hank, mantém um canal do Youtube "Vlogbrothers", um dos projetos de videos on-line mais populares do mundo, John Green mora com a esposa e seus dois filhos em Indianópolis,Indiana USA.  

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Eu adorei esse livro, e com certeza o Ben supera todos os personagens principais!
    Chorei de rir com o momento da cerveja que ia explodir, rs.
    Adorei a resenha!

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana (: .
      haha com certeza! O Ben é um personagem fantástico, fiquei apaixonada por ele.
      Eu também hahaha.
      Vou visitar sim.
      Beijos lindona

      Excluir
  2. Não sou muito fã do John Green como autor e não tenho muito interesse nas obras dele!
    Só leria esse livro se me dessem ou pegasse emprestado!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês.
      Pegue esse livro pra ler, você não vai se arrepender, ele é muito bom mesmo.
      Dê uma oportunidade aos livros do Green, são excelentes.
      (: beijos

      Excluir
  3. Olá!
    Sou fã de John Green, mas ainda não li Cidades de Papel, embora esteja na minha meta para este ano.
    Já vi resenhas tanto positivas quanto negativas, acredito que este deve ser do tipo de livro que ou você ama, ou odeia, e eu espero amá-lo! rs
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline :)
      Esse só é o meu segundo livro do Green mas já estou apaixonada por ele, virei fã!!
      É verdade haha. Também vi muitos casos assim de pessoas que odiaram o livro, e outras que amaram assim como eu.
      Realmente espero que você também o ame haha.
      Leia o livro sim, vale muito a pena.
      Beijos .

      Excluir
  4. Oláá!
    Ahhhh o João Verde, sempre nos surpreendendo!
    Ainda não tenho esse livro, mas está na minha wishlist. Me identifiquei um pouco com a Margo, porque às vezes eu também deixo de fazer aquilo que quero para agradar as outras pessoas, sei que é errado e estou trabalhando nisso hehe

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayssa (:
      haha verdade, esse tio verde sempre nos surpreende!!
      Leia o livro sim, ele é incrível.
      Isso acontece comigo também muitas vezes. Mas o primeiro passo é reconhecer e mudar né, o primeiro passo você já tomou haha. Isso ai :D

      Beijos lindona

      Excluir
  5. Faz tempo que quero ler esse livro, mais ainda não conseguir, gostei da sua resenha pois tirou minhas duvidas em algumas coisas e os trechos que separou são muito bons.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise.
      Leia o livro sim, ele é muito bom!! Você não vai se arrepender.
      Obrigada (:

      Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...