15 março 2014

Resenha: "Princesa Mecânica"

Título Original: Clockwork  Princess: The Infernal Devices
Gênero: Ficção
Autor: Cassandra Clare
Ano: 2013
Editora: Galera Record

Compre o seu aqui.

Nota pessoal: 5/5


Citação favorita: "Quando lutar agora, continuarei com você. Quando andar pelo mundo, serei a luz ao seu lado, o chão firme sob seus pés, a força que guia a espada em suas mãos. Somos ligados, além do juramento."


Personagem Favorito: Mais uma vez, e pela última vez, ele, William Herondale. Não é novidade que eu sou completamente apaixonada por Will, mas neste livro ele conseguiu. Will conseguiu me fazer ama-lo ainda mais. Bondoso, fiel, engraçado, altruísta, corajoso e nobre. William é apaixonante, e por mais que eu adore o Jem, Will sempre virá em 1° lugar e neste livro em especial, ele mostrou o quão valioso ele é, como amigo, como parabatai e em todos os outros quesitos.


Crítica:

ATENÇÃO, a resenha não contém spoiler dos livros anteriores. Você pode conferir a resenha de "Anjo Mecânico" aqui e de "Príncipe Mecânico aqui.



Uma guerra em iminência. O destino dos caçadores de sombras nas mãos de uma única pessoa: Tessa. Como deter as peças infernais? E o seu coração, poderá escolher entre duas pessoas que ama?




Resenhar um livro não é algo tão fácil quanto pode parecer ser. Resenhar um livro extraordinário é uma tarefa ainda mais difícil. Há alguns dias, ok, semanas, venho tentando colocar em palavras tudo o que vivi ao ler este livro, que até agora, foi a maior surpresa que tive em 2014. É fato que eu já aguardava um desfecho interessante para esta trilogia, que eu li de forma seguida, e que desde o primeiro momento me conquistou; Entretanto, ao ler "Princesa Mecânica", 3° e último livro da trilogia "As peças infernais", percebi que mais uma vez, eu estava enganada. O livro não é legal, ou bom, ou ótimo, não. Este é um livro extraordinário, em todos os aspectos. Diagramação, acabamento, narrativa, enredo, personagens e história. Tudo. E talvez, seja este o motivo da minha dificuldade em falar o que é este livro. Que experiência foi lê-lo! Eu não entendia muito bem a concepção da palavra "obra" para retratar uma história, um livro, mas agora, tenho clara em minha mente esta ideia. Sim, isto é uma obra.




Neste livro, todas as perguntas que rondam o coração e a mente de Tessa são finalmente respondidas. Quem ela realmente é? Quem são seus pais? O que o Magistrado quer com ela? Will ou Jem?


Depois de passar por tanta coisa, Tessa não é mais aquela menina inocente que era quando desembarcou em Londres. E isto é bem nítido neste livro. Todas as coisas pelas quais passou, tornaram-na uma pessoa forte, decidida e corajosa, o que é algo importante, pois ela precisará de todas estas qualidades para o que estar por vir. Neste livro, basicamente, tudo trata-se de decisões que tem de ser tomadas, de forma definitiva. O problema talvez esteja no fato de que as decisões tomadas não só por Tessa, mas por qualquer outra pessoa, afetarão a vida de todos, para sempre.


A doença de Jem parece estar chegando a seu ápice e apenas uma coisa poderia mante-lo vivo: a droga de que precisa diariamente. O problema, é que o Magistrado reuniu em seu poder todo o estoque desta droga, e em troca dela, pela vida de Jem, deseja uma única coisa: Tessa. Toda a estrutura que sustentava a vida dos caçadores de sombras rui quando a vida de James começa a escoar entre seus dedos. Tessa ama Jem, que por sua vez ama como a si mesmo à Will, que nutre um amor profundo, de maneiras diferentes, por ambos. Um triângulo amoroso diferente de tudo o que já se viu, onde há amor de todos os lados. Will e Tessa fariam e farão qualquer coisa pela vida de Jem, mesmo que isso custe a sua segurança ou seu coração. 



Enquanto todos os moradores do Instituto procuram alguma forma de salvar a vida de Jem, algo pior acontece: As peças infernais, o exército do Magistrado, ataca os Caçadores de Sombras e levam Tessa com eles. Com isso, Will se vê mais perdido do que nunca. Este, para mim, é o ponto crucial da história, pois podemos ver com clareza a dimensão deste amor que une os três. Jem está morrendo, Tessa foi raptada, e Will precisa decidir o que fará. Ficar ao lado de seu melhor amigo, seu parabatai, ou ir em busca de Tessa, seu grande amor? E é justamente disto, a meu ver, que se trata este livro. "Princesa Mecânica" não é só a luta final contra o exército autômato, que aliás, conta agora com ainda mais força, poder e número. É muito mais do que isto. "Princesa Mecânica" trata também sobre os laços que unem uns aos outros. Trata sobre o amor, sobre como uma pessoa daria a vida dela pela outra, sobre como uma amizade pode resistir a qualquer coisa, sobre como o amor nos faz pessoas melhores, mais fortes e nos uni ao outro de forma irremediável. 


Seguindo por essa linha de raciocínio, para mim, o aspecto mais grandioso nesta história fala justamente sobre amor: A amizade de James e William. Já li muitos livros onde existiam belas amizades, mas até então, nada comparado ao amor que Hassan nutria por Amim, ambos personagens do livro "O caçador de pipas", que é meu livro favorito por sinal. Isto, até descobrir a linda amizade entre Jem e Will. Como é profunda e verdadeira! Uma amizade maior que qualquer diferença, maior que qualquer rivalidade, mesmo que ela seja no amor. Esses dois se amam de uma maneira pura e admirável e isto é algo realmente impressionante. Muitos pontos pra Cassandra Clare por ter criado esta amizade tão linda.


" - Não estou sozinho - afirmou. - Onde quer que você esteja, somos um."

página 193

 Enquanto Tessa está sob o poder do Magistrado, acaba descobrindo, finalmente, o que ela realmente é e de onde vem, o que é um grande choque. Entre um mar de incertezas e surpresas, ao menos de uma Tess está ciente: Dará a sua vida se preciso for para manter a vida daqueles que ama. Charlotte, Sophie, Henry, Jem, Cecily, Will e até mesmo Gideon e Gabriel tornaram-se sua família, são sua família, e Tessa dará qualquer coisa por eles. A batalha final contra o exército de autômatos começa agora, e apenas um dos lados sobreviverá, mesmo que com algumas consequências. A resposta que Tess tanto procura está mais perto do que imagina. Qual dos lados sairá vencedor? Decisões serão tomadas, destinos serão selados e consequências virão.


A série de acontecimentos do livro é de tirar o fôlego, de se emocionar e quebrar o coração. Todos os personagens, de uma maneira genial que só Cassandra Clare consegue fazer, tem um papel importante neste desfecho. Este foi um livro muito bem escrito, de uma maneira geral, onde o leitor consegue ler com facilidade e compreende tranquilamente tudo o que se passa. O livro, embora tenha 430 páginas, pode muito bem ser lido em um único dia. A leitura é viciante, tão viciante que chega a ser dolorosa. E este não é um simples livro de Fantasia. Aprendi muitas lições valiosas durante a leitura, tais como: Fidelidade a você e a quem você ama, coragem para enfrentar desafios, força nos momentos de dificuldade; e no final de tudo, é isso o que realmente importa, o legado que ficará, o que de bom você vai levar da obra. E é com felicidade e uma pontinha de tristeza que termino a leitura desta trilogia que realmente me marcou. 


3 livros, uma única história e um desfecho arrebatador. "Princesa Mecânica" te levará de vez para o mundo dos caçadores de sombras e te mudará para sempre.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Já ouvi falar dessa série
    Mas nunca li nada e parece ser realmente muito interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela! Bem vinda ao blog!
      Essa série é realmente muito boa. Não só ela quanto "Os Instrumentos Mortais" também.
      Super recomendo a leitura. Você vai amar!
      Super beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...