14 abril 2015

Por Dentro da Turnê Intrínseca - Rio de Janeiro/RJ

Depois de ter passado por outras 19 cidades ao redor do Brasil, chegou a vez da Turnê Intrínseca desembarcar no Rio de Janeiro/RJ e é claro, nós do Literárias vamos contar tudo o que rolou por lá!



Ontem, dia 13/04 a Turnê Intrínseca finalmente desembarcou em terras cariocas. Após quase um mês e meio rodando pelo Brasil, chegou a vez de encerrar a turnê e o lugar escolhido não poderia ter sido melhor. O local que sediou o evento foi a Livraria Cultura - Cine Vitória, localizada no coração do Rio, o Centro da Cidade. A livraria, que já é um espetáculo por si só, ficou ainda mais encantadora ao receber esse grande evento, que mostrou-se ainda maior do que prometia ser. Essa foi a 1° vez que pude participar da Turnê, e mal posso esperar pela Próxima!




Foram 3 sessões com início marcado para as 15h/17h/19h com capacidade para 170 pessoas cada. E acreditem, todas lotaram! E foi na primeira sessão em que estive presente. Já as 8h da manhã as primeiras pessoas chegavam para formar uma fila e aguardar o horário em que as senhas começariam a ser distribuídas. Pontualmente, as mesmas começaram a ser entregues as 14h, como o combinado. A organização do evento e a da livraria ajudaram muito para que tudo corresse bem, sem confusões. Assim que pegavam suas senhas, as pessoas encaminhavam-se para dentro da livraria, formando já uma fila para entrar no auditório. Para melhor organização e conforto de todos, a organização do evento decidiu já encaminhar as pessoas ao auditório, 5 de cada vez, para que tudo corresse sem transtornos. Gol de placa deles! Pontualmente ás 15h, começava a primeira sessão da Turnê Intrínseca no Rio de Janeiro!



Quem apresentou o evento foi a turma do Marketing/Publicidade da Intrínseca, que pela primeira vez nessa turnê, estava completa e reunida num mesmo lugar! A equipe é animadíssima e fez com que o evento fosse ainda melhor. Se não me engano, eram 7 no total, que revezavam enquanto apresentavam e debatiam sobre os lançamentos da editora neste ano. E assim começou o evento. Primeiro, é claro, falaram como a turnê Intrínseca funciona e como foi passar por outras 19 cidades. Além disso, destacaram o quanto o evento tem crescido de forma estrondosa, o que é maravilhoso! Até o evento presente, mais de 6 mil pessoas já haviam participado da turnê!


Os lançamentos foram divididos por gênero: Não ficção, Literatura Jovem, Nacional e Ficção. Não nessa ordem necessariamente! rs. Cada um da equipe foi designado a apresentar determinado livro. Durante as apresentações, a interação com o público foi grande e ótima. Em todo o tempo nos sentíamos envolvidos pela história apresentada e basicamente, conseguiram chamar nossa atenção para todos eles!



Sobre os livros de não ficção, os que mais chamaram a minha atenção foram "Uma breve história do tempo, " de Stephen Hawking, onde o mesmo explica suas teorias físicas de forma clara e bem acessível ao público, para que qualquer pessoa leiga no assunto possa entender e "Sniper Americano",  que conta a história do maior atirador de elite dos Estados Unidos de todos os tempos. Ambos já foram lançados e encontram-se nas livrarias. Vale destacar também "A arte de pedir", de Amanda Palmer.   



Na
literatura jovem, que nesse ano tem ótimos lançamentos no geral, para mim destacaram-se "O livro sem figura", que promete revolucionar o modo de ler para as crianças pequenas, "Para todos os garotos que já amei", que parece ser um romance bem divertido e leve, "Magnus Chase" de Rick Riordan, que é sobre mitologia nórdica e "Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara", que mostra os conflitos existentes em uma escola de ensino médio. Os outros livros também são muito interessantes. Desses, só o último já foi lançado.




De Literatura Nacional, falou-se de Isabela Freitas com seu "Não se apega,não", que é sucesso de vendas e que em breve será lançado o "Não se ilude, não". Falou-se também de Clarice Freire com "Pó de Lua" e de Pedro Gabriel, com o sucesso "Eu me chamo Antônio" e o livro "Segundo — Eu me chamo Antônio". Falaram também de novos autores nacionais que estão entrando pro time da Intrínseca como Maurício Gomyde. 




E finalmente o gênero mais aguardado, ao menos por mim, o Ficção! Nessa hora, a concentração da platéia foi total! rs. Ao meu ver, esse é o gênero carro chefe da editora e os lançamentos mais interessantes estão por aqui. Dos que já foram lançados e merecem MUITO destaque são "Caixa de Pássaros", "Até você ser minha", "Objetos Cortantes", "Quase uma Rockstar", "Selva de Gafanhotos", "Um mais Um"  e por último o que mais me fascinou: "Toda Luz que Não Podemos Ver". Já estou louca por ele! A história é simplesmente... atraente demais! Você pode ver a sinopse aqui. E aliás, essa é a principal aposta da Editora no ano... Inclusive, o gênero suspense/Thriller está com tudo!  Os três primeiros livros citados pertencem ao gênero...

Dos que ainda serão lançados, destacam-se "Nós", de David Nichols e "Gelo Negro", de Becca Fitzpatrick. Esses dois autores, aliás, são muito amados por mim e mal posso esperar para ver o que eles tem pra me mostrar! Você pode ter informações sobre todos os livros citados aqui no Catálogo da Intrínseca

Para finalizar o evento, abriu-se o momento para perguntas e dúvidas da platéia, que poderia perguntar qualquer coisa da editora. Continuações ainda não lançadas, previsões, autores que virão pra bienal... de tudo um pouco foi falado. E encerrando a Turnê, aconteceram os sorteios dos lançamentos´da Intrínseca e um Kobo e-reder também! Infelizmente eu nada ganhei :( haha. Maassss, para os que não tem sorte, como eu, não tem problema. Fomos consolados pelos brindes fofos e divos que TODOS que participaram do evento ganharam. Com direito a botons, lápis personalizado da cidade, pin da turnê, marcadores e algumas outras coisas, tudo dentro de uma bolsinha linda! E ah, ganhamos também um vale livro, onde através do Kobo poderíamos escolher qualquer título(em e-book) da editora! D-E-M-A-I-S, né? A minha escolha? "Caixa de Pássaros"... E uma cesta de compras que promete ser grande ainda nesse mês... hehe. 







A experiência na turnê Intrínseca foi maravilhosa e certamente eu já sou presença confirmada para a do ano que vem! Já pode vir 2016! haha. E você, leitor do Rio de Janeiro, nos vemos lá! :D





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...