19 outubro 2013

Resenha: "Quem é você, Alasca?"

"Quem é você, Alaska?" é o primeiro livro de John Green".

Título original: Looking for Alaska
Gênero: Romance
Autor: John Green
Ano: 2005
Editora: Wmf Martins Fontes
Compre o seu Aqui

Nota pessoal: 5/5 


Citação Favorita: "Se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."
Personagem favorito: Miles Halter. Ele é apaixonante e não tem como não se solidarizar com o fato dele ser uma pessoa sozinha e depois de tanto tempo finalmente encontrar amigos.



Crítica:

Porque todos nós estamos em busca do grande talvez...

Sabe aquele livro que te faz crescer?

“Quem é você, Alasca?” é o tipo de livro que te faz pensar, que te desafia, que te faz questionar o “pra que?” e o “por que?” das coisas. Gosto de livros assim, e talvez por isso ele tenha me surpreendido tanto. Para ser sincera, não esperava que esse livro em especial fosse me acrescentar tanto. Um verdadeiro aprendizado sobre a vida, amizades, amores e o grande desafio que é encontrar o sentido da vida.
Cheguei a esse livro pelo simples fato de que seu autor é John Green, que com todo o seu talento e criatividade conquistou uma verdadeira legião de fãs (inclusive a mim), mas ao contrário de outros livros escritos por ele, como “A culpa é das estrelas” ou “Teorema Katherine”, “Quem é você, Alasca”? é (ainda) um livro não muito conhecido por aqui o que é uma pena, já que eu o considero nada menos que brilhante.
O livro nos faz refletir sobre o significado da vida e no fato de que em algum lugar, em algum momento, algo acontecerá e dará sentido a ela.
Ao abrir a primeira página você entra no mundo de Miles Halter, um garoto completamente solitário que coleciona célebres últimas palavras e que deseja ir em busca do seu “Grande Talvez”, assim definido pelo poeta François Rabelais, para dar sentido a sua vida. Cansado de sua vidinha sem graça e pacata, Miles resolve arriscar: decide ir para um colégio interno, a Culver Creek, e essa única decisão muda sua vida para sempre.
Ao chegar à Culver Creek, Miles depara-se com seu inteligente e espirituoso colega de quarto Chip Martin, mas conhecido como “Coronel” que logo o intitula de “Gordo”, seu novo apelido, e o apresenta a seus amigos, Takumi, o amigo asiático e muito talentoso para rimas e Alasca Young, uma linda e enigmática menina que carrega em seus olhos verdes todos os mistérios do mundo e que o arrastará ao seu labirinto e o impulsionará em busca do seu “Grande Talvez”.
Ao adentrar a esse novo mundo, Miles é apresentado a experiências jamais vividas e a sentimentos ainda não experimentados. Ao passar dos dias na Culver Creek, “Gordo” aprende o valor da lealdade e de verdadeiras amizades e se vê cada vez mais envolvido por Alasca, que é um verdadeiro ponto de interrogação para ele, e é exatamente isso o que o encanta.
Divididos entre os estudos, farras e trotes, “Gordo” e seus amigos são surpreendidos por um acontecimento que muda tudo e faz Miles perceber que sair do labirinto é muito mais difícil do que se imagina, e que ele ainda esta longe de responder a pergunta que o trouxe até ali. Assim, Miles juntamente com seus amigos vai à busca dos “porquês” que a vida tem.
Ao ler “Quem é você, Alasca?” você vai sorrir se emocionar e talvez, apenas talvez se perguntar: Como posso sair desse labirinto? A resposta é clara: Vá em busca do seu “grande talvez”.

Curiosidades:

John Green é o autor mais badalado do momento. Conhecido pelo seu livro de maior sucesso "A Culpa é das estrelas", John tem conquistado a todos com seus personagens apaixonantes e histórias super envolventes. "Quem é você, Alasca?" é o primeiro livro escrito por Green e é uma história fascinante.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. É um dos meus livros preferidos. Tenho até a frase que a Alasca mais fala no livro, na minha parede.
    Refleti muito mesmo com o livro e chorei que nem um bebê no final hahah
    Amo JG <3

    beijos
    Bia - www.livredujour,wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      John Green é tudo de bom, né? Esse é um dos meus livros favoritos também. Pena que não é tão conhecido quanto os outros livros dele... E sim, também chorei horrores no final! haha

      Beijos, Tatiane.
      www.somosliterarias.blogspot,com

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...