30 janeiro 2015

Sexta-Feira TOP #12 - Melhores livros lidos em 2014


Já iniciamos o ano de 2015 a alguns dias e sei que já estamos chegando em fevereiro, mas enquanto ainda estamos em Janeiro, acho que ainda da tempo de fazer algumas retrospectivas literárias, certo? haha.

Pensando nisso, hoje o nosso Sexta-feira TOP será especial! Resolvi compartilhar com vocês os 10 melhores livros que li em 2014. Já adianto, não foi tarefa fácil. Ano passado li cerca de 30 livros, o que foi uma quantidade boa, considerando o pouco tempo disponível que tinha, e escolher só dez livros entre trinta é complicado, pois tive a sorte de ler livros maravilhosos no ano que passou.  Mas como escolher os melhores? 

Bem, para mim, livro bom é aquele que te marca positivamente de alguma forma. Seja porque te fez rir horrores ou porque te mostrou que o verdadeiro amor existe ou te ensinou algo valioso. Livro especial é aquele que você amaria poder reler sempre! E foi baseado nisso que eu montei o meu TOP 10! Preparados?


10 - O doador de memórias



Começando o nosso TOP 10 de hoje temos "O doador de memórias". O livro de história distópica foi parar na minha lista de leitura meio do nada, mas não poderia deixar de marcar presença por aqui. Será que é um absurdo muito grande eu nunca ter ouvido falar sobre ele antes sendo ele um grande best-seller? rs. A história tem um enredo muito legal, faz você refletir sobre a nossa vida, sociedade e mundo, em todos os aspectos. Uma leitura fácil e prazerosa. Vale super a pena.

Você pode saber mais sobre a história do livro aqui.



9 - Convergente



Finalizando a minha segunda trilogia favorita, "Convergente" era um dos livros mais aguardados do ano de 2014. Esperei, e muito, pra saber o que aconteceria com Tobias, Tris, Caleb e todos os outros personagens que de alguma maneira me conquistaram. O livro em si me surpreendeu de duas formas: positiva e negativamente. Confesso, esperava mais do final, mas nada que abale o meu amor e que o tire da nona posição aqui. Vou sentir, e já estou sentindo, muito a falta dessa trilogia linda que Veronica Roth escreveu. Que bom que da pra matar um pouco da saudade assitindo em março "Insurgente" nas telonas. Quem "vamos"?

Você pode saber mais sobre a história do livro aqui.


8 - Simplesmente acontece


Sabe quando você vê que um filme com atores que você adora vai estrear em breve e aí você descobre que ele é baseado em um livro e daí você fica obcecada pela história? Pois é, foi assim comigo. Quando eu finalmente li essa história maravilhosa ela ainda era "Onde terminam os arco-íris", que é o nome da primeira tradução que o livro teve aqui no Brasil, e que eu aliás não achei pra comprar em lugar NE-NHUM. A solução foi ler em pdf mesmo, mas quem liga? Que romance maravilhoso! Fiquei apaixonada pelo enredo, pelos personagens, por tudo. Leve, doce, engraçado. Esse livro tem tudo o que um bom romance precisa. Simplesmente... adorável. E ah, foi uma amiga que fez o grande favor de me dar de presente a segunda edição dele. Valeu gata! Veja a sinopse do livro aqui.

Em breve teremos a resenha dele aqui no blog.


7 - Correr ou Morrer



Certamente esse foi um dos livros mais eletrizantes que li em 2014. Fica difícil querer parar de ler "Correr ou Morrer". Dormir pra quê? A história de Thomas e dos outros clareanos é simplesmente viciante! Que livro! Sensacional é pouco pra definir o que é essa obra. É diferente de qualquer outra coisa que eu já tenha lido, embora algumas pessoas apontem semelhanças com "Jogos Vorazes", o que eu discordo. O livro realmente me surpreendeu em todos os aspectos. Estou mais do que ansiosa pra ler os outros livros da saga e ver o que ainda vai acontecer. E o que foi o filme? Ótimo! Pra mim, uma das melhores adaptações de livros dos últimos tempos... Vale super a pena fazer essa leitura. Veja a sinopse do livro aqui.


6 - Métrica



Esse com certeza foi meu livro "queridinho" do ano! Li em apenas 8 horas, da pra acreditar? A história de Laken e Will me prendeu de um jeito que fazia muito tempo que não acontecia. Collen Hoover era uma autora que eu não conhecia ainda, mas pela qual me apaixonei. O que dizer dessa autora que mal conheço e já considero "pakas"? rs. Toda a trilogia "Slammed" é maravilhosa e muito cativante. Acho que se eu pudesse destacar só uma qualidade desse livro, seria com toda certeza os poemas. Eo morro de amores pelos poemas dessa série e elas até me inspiraram a escrever os meus próprios! Muito amor por essa autora linda, esses personagens tão bem construídos e essa história fofa ♥ Veja a sinopse do livro aqui.


5 - Cidade do fogo celestial



E abrindo o TOP 5 de hoje temos "Cidade do Fogo Celestial". Só Deus, minha família, amigos e todo mundo sabem o quanto eu esperei por esse livro! Amo de todo o meu coração essa saga incrível e a sensação de ler o último livro dela é uma junção de felicidade e tristeza misturados. Como não se apaixonar por Jace, adorar o Simon, querer ser um pouco de Isabele e até ter uma quedinha (total) por Sebastian? Só de relembrar, bate uma saudade de doer o coração! rs. A sensação final é de "dever cumprido". Espero ansiosamente pelos próximos livros da Cass e por novas histórias pelas quais me apaixonar. Infelizmente não temos resenha dele, e nem de nenhum outro livro da saga, embora eu já tenha lido a muito tempo :/

Uma vez caçador de Sombras, Caçador de Sombras para sempre! 


4 - O pequeno príncipe


Ano bom - literariamente falando - é aquele onde lemos clássicos e em 2014 eu tive o prazer e a honra de ler esse livro tão especial. A história me pegou de jeito e cativou totalmente o meu coração. O fato de ter ganho de presente de aniversário de uma amiga muito querida e ainda com uma dedicatória super fofa só acrescenta a situação. Engana-se quem pensa que isso é lindo "de criança". Que nada! Se você ainda não leu, não perca tempo, mesmo! Você vai amar, tenho certeza. Pode me cobrar aqui, eu garanto! rs. Você pode saber mais sobre a história do livro aqui.


3 - Príncipe Mecânico




Eis uma grata surpresa que o ano de 2014 me revelou. Sou muito fã de "Os Instrumentos Mortais", como já disse anteriormente, e adoro a forma como Cassandra Clare conta suas histórias. E pra mim, o ano foi dela. Tive o prazer de conhece-la em sua passagem aqui pelo RJ, li o último livro de uma das minhas sagas favoritas e tive a felicidade de ler essa trilogia MA-RA-VI-LHO-SA, que aliás se tornou a minha favorita, que é "As peças Infernais". E entre os três livros, esse é o que mais me marcou. Não poderia ter me apaixonado ainda mais por caçadores de sombras, e que o Jace me perdoe, mas o que é o Will Herondale? E esse enredo fantástico? É muito pra um coração só! ♥ Você pode saber mais sobre a história do livro aqui.


2 - A cidade do sol




E é claro que no ano de 2014 não poderia faltar um livro de um dos meus autores favoritos de todos os tempos! "A cidade do sol" foi tudo aquilo que alguns amigos me recomendaram e mais um pouco. Que história sofrida, mas linda! Tanta luta, força e amor em cada uma das 364 páginas que é até difícil descrever o que foi lê-lo. Eu recomendo, e muito, não só "A cidade do Sol" mas qualquer outro livro do Khaled, que parece, e tem, o dom de escrever com maestria sobre as histórias do Afeganistão, tudo isso com muito carinho, suavidade e respeito. Simplesmente sensacional.

Você pode saber mais sobre a história do livro aqui.


1 - O menino do pijama listrado



E finalmente o primeiro colocado no Sexta-feira TOP de hoje. Esse foi o primeiro livro que li em 2014 e certamente foi o melhor de todos! Os personagens, a trama, o contexto histórico, a narrativa, absolutamente tudo colaborou para esse livro marcar não só o meu ano de 2014 mas também a minha vida. Gosto muito de livros com teor histórico e acho que foi isso que mais me atraiu ao livro num primeiro momento. Chorei, e muito, com essa história tão emocionante. Mal posso esperar pra ler outro livro do John Boyne! Só espero que ele pegue mais leve com meu emocional... 

Você pode saber mais sobre a história do livro aqui.




 E hoje o Sexta-feira TOP fica por aqui. Ufa, foi realmente difícil escolher só dez livros! Tem tantos que eu li em 2014 que são ótimos também. "Se eu ficar", "Todo dia", "Perdão Leonard Peacock"...

Espero que vocês tenham gostado do meu top 10 especial com os melhores do ano pra mim. Vocês já leram algum deles? Gostaram? Qual foi o melhor livro que você leu em 2014? Conta pra gente através dos comentários e eu vou adorar ler! Grande beijo e até uma próxima sexta :)



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Muito legal a sua retrospectiva!!
    Eu quero muito ler esta série "As Peças Infernais" da Cassandra Clare. Eu tenho o primeiro aqui em casa e estou louca pra começar! =)

    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acabei comentando pelo face do meu marido... Kkkk
    Eu tbm amei Métrica.
    Estou louca pra dar continuidade à triologia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...