22 março 2015

Filme X Livro - Insurgente



CUIDADO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DO FILME E DO LIVRO “INSURGENTE”, POIS É UM COMPARATIVO DOS DOIS E O OBJETIVO DELE É RESSALTAR AS DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE AMBOS.


No último dia 19 de Março de 2015 chegou as telonas aqui no Brasil, e em boa parte do mundo, o filme "A série Divergente: Insurgente", adaptação do best-seller mundial de nome homônimo cuja trama era muito aguardada por fãs e críticos. 2° livro da trilogia, é "Insurgente" o livro em que temos mais ação, e era exatamente por isso que muitos aguardavam. Pois bem, nós, do Literárias, assistimos ao filme em sua estreia e hoje contamos tudo pra você sobre ele no nosso Raio X "Livro x Filme". Aqui, vamos ressaltar alguns pontos importantes como coisas que ficaram faltando, cenas acrescentadas e outros detalhes importantes. É necessário frisar que nem todos os detalhes estarão aqui, então, caso lembre de algum ponto em falta, nos avise nos comentários, ok? Lembrando que ao final de cada um dos pontos eu dou minha opinião sobre o fato abordado. Pois bem, vamos lá!


"A Série Divergente: Insurgente" acaba de chegar aos cinemas, mas nós do Literárias viemos em primeira mão contar todos os prós e contras dessa adaptação tão aguardada!



  • Os "Insurgentes"

Logo na primeira parte do livro, quando Tris e Tobias saem da amizade em direção à Franqueza e lá encontram com os demais membros da Audácia que estão escondidos, eles formam um grupo denominado por eles mesmos como "Insurgentes". O grupo, mais do que apenas Tris e Tobias é constituído por Christina, Uriah, Marlene, Lynn, Tori, Harrison e muitos outros. Todos participam ativamente nos planos e tem sua devida importância em sua execução. No filme, não vemos isso. Pra começar, eles se quer tem um nome. Os personagens citados acima, a exceção de Tori, mal são notados, mais parecendo com figurantes. Até mesmo Uriah (que já não apareceu no filme "Divergente"), apesar de ter visibilidade, não tem nem 60% da relevância que tem no livro. Os insurgentes mais parecem quaisquer outros membros da Audácia, e não pessoas próximas de Tobias e Tris. Outros personagens como por exemplo Edward (Que não perdeu  olho em "Divergente") também não tem a mínima atenção. Esse é um dos pontos que para mim, o filme mais deixou a desejar.




  • O segredo que Jeanine esconde

No livro, Tris fica sabendo sobre um suposto segredo que Jeanine guarda a sete chaves quando escuta uma conversa entre Marcus e Johanna, líder da Amizade, onde o primeiro confessa que líderes da abnegação morreram para poder preservar tal segredo das mãos da líder da Erudição. O segredo, que não passa de um simples arquivo, que no final do livro mostra-se um vídeo revelador sobre a verdadeira identidade dos divergentes e da sociedade, no filme, é bem mais "trabalhado". Lá, o segredo está contido dentro de uma intrigante - e bem bonita - caixa que para ser aberta, necessita que um divergente seja capaz de passar por 5 simulações, cada uma de uma facção, para só assim revelar seu conteúdo. Eu, de maneira geral, achei a ideia interessante, mesmo que desnecessária. Ela permitiu que a história do filme tomasse um rumo diferente, o que ao meu ver, acrescentou uma certa dose de emoção e até modificou algumas outras coisas ao longo da trama.     



  • O papel dos "Sem-Facção" na trama

logo no início do livro, fica clara a importância dos "sem-facção" para a derrubada da Jeanine do poder. Eles, que se reuniram aos montes e formaram uma verdadeira facção, unida num mesmo propósito, detinham a força (armamento + número) que Tris, Tobias e todo o resto dos "insurgentes" precisavam para vencer a guerra em iminência. Liderados por Evelyn, eles tem um propósito e lutam por aquilo, independentemente do que o grupo dos "insurgentes" espera deles. E é justamente essa autonomia e presença que falta à eles no filme. Embora Tobias tenha a mãe "nas mãos" em alguns momentos do livro, em momento algum Evelyn cedeu ou fraquejou na execução de seu plano: Faria isso com ou sem a ajuda deles. Além disso, grande parte do enredo do livro se desenvolve dentro das instalações dos "sem-facção", o que não ocorre no filme. 




  • Evelyn Eaton

Evelyn, nos livros, parece ser uma mulher normal, na casa dos 40, não muito bem cuidada e tudo mais. No filme, ela é quase uma Angel da Victoria's Secrets! haha. Jovem, bonita e não tão com cara de mãe de Tobias assim, ao menos ela preserva aquele "quê" de liderança e cara de lobo em pele de cordeiro, o que não pode faltar!

 


  • Personagens em falta

Cara, Fernando, Zack, Shauna... para quem apenas viu o filme, esses nomes não significam nada. Quem leu o livro, pode ter sentido falta deles, e realmente deveria! Esses foram apenas alguns dos nomes que eu lembrei, mas podem ter muitos mais. Cara (irmã de Will) e Fernando, ambos membros da Erudição foram de grande ajuda nos planos para deter Jeanine, ajudando Christina e Tris a invadirem a sede da Erudição. Shauna e Zack (irmão mais velho de Uriah) também tem grande importância. No caso, diretamente na execução e elaboração dos planos do grupo. Acho que a falta desses personagens fez com que o filme perdesse alguns pontos. São personagens interessantes, carismáticos e com quem os leitores se identificam.     

  • Motivação de Jeanine em capturar Tris

Lá em cima eu já comentei sobre a nova forma como o "segredo" que Jeanine guardava seria revelado. E foi justamente por essa nova versão da forma como ela deve ser revelada que fez algumas alterações em outros detalhes da trama. No livro, Jeanine quer capturar Tris unicamente para utiliza-la em testes de soros que conseguem controlar divergentes. Por que a Tris? Porque ela tem aptidão para 3 facções (audácia, Erudição e Abnegação), então se o soro funcionasse nela, funcionaria basicamente em todos os outros divergentes. No filme, Tris é a candidata divergente ideal conseguir passar pelas 5 simulações que abrem a caixa e assim revela o segredo. Tudo isso unicamente porque ela é mais "divergente" que os outros. Longa História... haha. Achei essa a maior jogada - que deu certo - no filme. Toda essa mudança fez com que a trama ficasse mais animada, interessante e dinâmica. Pontos para os roteiristas. As simulações são bacanas e nos permitem conhecer ainda mais a Tris e os seus limites. 



  • Tobias e Tris

Em Insurgente, livro, o relacionamento dos dois não anda muito bem. Tris, que vive atormentada pela morte de will e de seus pais, se torna muito descuidada e desatenta com a própria segurança, o que faz com que Tobias se irrite e em determinado momento até ameasse romper com ela. Os dois, embora se amem cada vez mais, acabam discordando em alguns assuntos, o que torna a relação deles difícil e cheia de confrontos. No filme, nada disso ocorre. Os dois estão bem, unidos, sem nenhum problema entre eles e até fazem sexo! (O que nos livros só ocorre em "Convergente".) O atrito entre eles não foi explorado nenhum pouco, aliás. O que acho uma pena, já que nós sabemos que na vida real casais brigam o tempo todo, e isso é normal. Dá veracidade à união e acaba os fortalecendo, já que eles precisam conversar e ceder um pouco para chegar a um consenso. 



  • Tris e Caleb

No filme, por mais que seja nítido um certo distanciamento entre os dois, Tris e Caleb não estão tão mal assim. Eles conversam, olham-se nos olhos e convivem na medida do possível. E mesmo depois da segunda traição de Caleb, Tris não parece odiá-lo. No livro, não é bem assim. Lá, Tris não consegue entender como o irmão pode ter feito isso com ela e com sua família. Sente-se traída, abandonada e com muita, muita raiva do irmão. Ela o culpa pela morte de seus pais e por muitas outras coisas ruins que aconteceram, e mal consegue olhar nos seus olhos. Chega até mesmo a dizer a Tobias que agora está sozinha, que não tem mais família. O processo de perdão é longo, demorado. Ainda não tenho uma opinião formada sobre essa diferença entre livro x filme. Por mais que eu ache um ponto interessante esse conflito de sentimentos entre os irmãos, não acho que o filme tenha perdido tanto assim.  



  • Assassinato de Jeanine Matthews

No livro, quem mata a líder da Erudição é Tori. Quando ela está prestes a mata-la, Tris pede que Tori não faça isso, pois precisa de Jeanine para achar o segredo que eles procuram. Ela, que quer vingar-se pela morte de seu irmão que foi morto por Jeanine por ser divergente, discute com Tris, chama-a de traidora e esfaqueia Jeanine no estomago, matando-a.  No filme, quem faz o serviço é Evelyn Eaton, líder dos sem facção e rival de longa data da outra. Quanto a essas mudanças, não acho que tenham feito grande diferença e nem prejudicado em nada, e de certa forma, foi até positiva.



  • A mensagem 

No livro, quando o segredo finalmente é revelado, uma mulher aparece em um vídeo, dizendo que aquela cidade, as facções, o modo como a sociedade funcionava e o fato de ser cercada, isolada do mundo, tudo isso fazia parte de um experimento, que existe um mundo atrás dos muros da cidade e que havia chegado a hora deles saírem. Lá, ela explica que a humanidade havia perdido algumas características, valores morais, comportamentais e éticos e que o objetivo dele seria justamente recuperar essas coisas. O sinal de que teria chegado ao fim seria quando um grande número de divergentes (sujeitos que teriam diversas dessas características que queria-se recuperar) aparecessem. Ela então diz seu nome, mas fala que lá na cidade ela seria reconhecida por um outro. Além disso, ainda no final do livro, dá-se o destaque para como cada facção caiu em "desgraça", contaminando-se e desviando-se de seu dever, que era despertar características boas em cada um. No filme, não é deixado claro o objetivo do experimento e tão pouco quem é a mulher que fala no vídeo. Faltou explorar mais essa parte, que é tão importante para a trama. Outro fator diferencial do livro, é que no filme, Jeanine quer descobrir a todo custo o que está contido na caixa, mas no livro, ela já faz ideia do que se trata e quer simplesmente destruir o arquivo para que ninguém tenha acesso a essas informações.





Por hoje é só! Espero que tenham gostado do nosso raio X de "Insurgente". Para quem leu o livro, ficam claras as diferenças, desde pequenos detalhes a grandes mudanças que afetaram o rumo da história. Se você espera chegar ao cinema e ver em imagens o livro, esqueça. A alma dele, entretanto, esta lá, então vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões. Confesso que me decepcionei com a adaptação, que focou muito em cenas de combate, efeitos especiais e grandes atores, mas pouco em qualidade de roteiro e verossemelhança com o livro. A história de Insurgente, que pra mim é a mais rica dentre os três livros da trilogia, foi compactada, simplificada e reduzida, fazendo com que perdesse a qualidade que tanto esperávamos e a complexidade que exigia. Como fã incondicional dos livros, não me senti plenamente satisfeita. Esperava mais, muito mais. Entretanto, ele não foi de todo ruim. Há cenas muito interessantes, bem feitas e cheias de tecnologia, o que é um ponto positivo. Os atores se mostraram impecáveis em suas atuações, o que é ótimo. E além disso, não deixa de ser uma boa experiência assistir às pouco mais de duas horas de filme. Para "Convergente", sinceramente, não sei o que esperar. Aguardemos e torçamos para que seja uma grande adaptação, e para que erros cometidos no anterior sejam corrigidos. Quanto a nota de "Insurgente"? De 1 à 10? 6.5! 

E você, qual a sua opinião sobre o filme? Gostou ou não? Discorda de alguma opinião aqui apresentada? Qual? Conta pra gente através dos comentários as suas impressões sobre o filme. Lembrando que se você ainda não assistiu, vá já para o cinema, pois vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões a respeito. Grande beijo e até a próxima. :) 

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. gostei bastante do post, traz diversas coisas mesmo que foram diferentes do livro. sinceramente, eu pelo menos, se comparar o filme com o livro vai ser uma das piores adaptacoes que ja existiu masss se vc deixar de lado o livro e ver a historia em si vai ser mttt boa. mts amgs meus que n leram o livro amaram o filme, eu tb amei, pq tava consciente que nao ia ser igual, ate pq no trailer deixava bem claro, e fui com a mente aberta, entao n me decepcionei nao

    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud! Tudo bom? Fico feliz que tenha gostado do post. Concordo que comparando o filme ao livro, foi realmente uma adaptação muito ruim, mas que se vista desprendida do livro, é interessante, animada e muito bem produzida. Também fui preparada pra ver algo completamente diferente do livro, porque pelos trailers já dava pra ver isso, né? Mas confesso, meu coração de fã não me deixou perder a esperança de que o filme seria o mais fiel possível ao livro. E foi justamente ele, meu coração divergente! haha, que acabou decepcionado. Não consegui evitar! rs. Mas vida que segue e que venha Convergente parte 1! Estarei lá! Bem vinda ao Literárias e volte sempre que desejar! Grande beijo ♥

      Excluir
  2. Oi! Eu adorei seu texto! Reconheço que o filme tem uma boa produção cinematográfica. Mas não entendi porque alterar pontos tão importantes como a relação entre Tris e Tobias, não dar a devida importância aos coadjuvantes como Uriah, Cara, Edward etc ou ainda, apesar da caixa ter um desing bacana, tudo aquilo dispersou o real propósito da Jeanine. Sinceramente, me decepcionei muito mesmo. Várias adaptações foram extremamente desnecessárias e, fico me perguntando como será Convergente agora que Tris já praticamente fez as pazes com Caleb, já fez sexo com Tobias e Uriah e Cara (principalmente) nem existem na história. Beijoo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...