31 agosto 2015

Tudo o que você precisa saber sobre a XVII Bienal Internacional do Livro Rio

Como vocês já devem saber, do dia 03 à 13 de setembro vai acontecer lá no Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ a XVII Bienal Internacional do Livro Rio, o maior evento literário do país. E você não pode ficar de fora!



Já se preparou? Não? Não tem problema! Faltam exatamente 3 dias pro pontapé inicial do evento e enquanto ele não chega, que tal saber sobre o que vai rolar de mais legal por lá e mais algumas dicas? Pensando nisso, separei aqui pra esse post os principais bate-papos, sessões de autógrafos e demais acontecimentos que prometem fazer desses onze dias de Bienal um momento marcante e emocionante para todos os amantes dos livros (e por que não para os que ainda não são também?) juntamente com algumas dicas que julgo necessárias pra que você aproveite e muito! Vamos nessa?



Antes de começar, eu preciso ressaltar o quanto fico feliz com a chegada da Bienal. É muito prazeroso ver o livro e a leitura como os grandes astros do evento. E tem coisa melhor que isso? Poder dividir seu amor por um livro, um autor, um personagem com outras milhares de pessoas é algo maravilhoso. Eventos como esse deveriam acontecer SEMPRE! Difundir cultura, antes de tudo, deve ser o principal objetivo. 

Vale também destacar que este ano, o país homenageado na Bienal é a Argentina. Um estande lindíssimo foi montado no pavilhão verde, onde autores e profissionais da área argentinos estarão falando sobre a literatura do país. Vale a pena conferir!

Agora vamos ao que interessa!



Carina Rissi




No 1° dia de Bienal, 3 de Setembro, os portões do Riocentro abrem as 13h! Entre as atrações que vão rolar por lá está um bate papo sobre livros que virão filmes com Carina Rissi (Autora de "Perdida") lá no CUBOVOXES - ATIVIDADE JOVEM, no pavilhão 4 - verde, às 17h. A programação completa do dia você encontra aqui.











Pedro Bandeira






No dia 4 de Setembro, sexta, os portões abrem às 9h! As 10:15h, no pavilhão 4 - verde, lá no AUDITÓRIO MADUREIRA temos o autor Pedro Bandeira falando sobre "Literatura e letramento: o prazer de aprender". Tem também as 15h, no pavilhão 4 - verde, lá no  CUBOVOXES - ATIVIDADE JOVEM um papo sobre Engajamento & Produção Narrativa com Yasmin Thainá, Bruno Duarte e Silvana Bahia. A programação completa do dia você encontra aqui.








David Nicholls


O terceiro dia de Bienal, 5 de Setembro, começa a ficar mais agitado. Os portões abrem às 10h!  No sábado temos o CONEXÃO JOVEM / ENCONTRO COM AUTORESno AUDITÓRIO MADUREIRA, lá no pavilhão 4 - verde, bombando! Tem bate-papo com Thalita Rebouças às 11h, tem encontro com Julia Quinn (Autora de "Os Bridgertons") às 13h, Mais bate-papo com Leigh Bardugo (Autora de "Sombra e Ossos") às 15h, e finalmente, encontro com David Nicholls (Autor de "Um Dia") às 18h (Clique aqui pra saber mais sobre distribuição de senhas). UFA! Preparem seus corações e tênis de corrida! A programação completa do dia você encontra aqui.





Colleen Hoover

No mesmo ritmo do dia anterior, o 4° dia de bienal, 6 de Setembro, também promete fortes emoções! Os portões abrem às 10h! O CONEXÃO JOVEM / ENCONTRO COM AUTORESno AUDITÓRIO MADUREIRA, lá no pavilhão 4 - verde, também tá cheio de coisas muito bacanas. Tem bate-papo e encontro com a autora Colleen Hoover (Autora de "Métrica") às 11h (Clique aqui pra saber mais sobre distribuição de senhas). Ainda no mesmo local tem às 14h bate-papo com Eduardo Spohr (Autor de "A Batalha do Apocalipse"), às 16h bate-papo com Raymond E. Feist (Autor de "MAGO") e às 18h bate-papo com Jeff Kinney (Autor de "Diário de um Banana). No CUBOVOXES - ATIVIDADE JOVEM, às 17h, também no pavilhão 4 - verde, tem Raphael Draccon (Autor de "Cemitério de Dragões) conversando com o público sobre seus últimos trabalhos e planos para o futuro. Mais cedo, às 12h, no CAFÉ LITERÁRIO, pavilhão 3 - azul, tem um bate-papo sobre "O Pequeno Príncipe", falando sobre o sopro poético, a simbologia e as circunstâncias históricas da produção do livro e da passagem do autor pelo Brasil. A programação completa do dia você encontra aqui.




Joseph Delaney

Na segunda-feira, dia 7 de Setembro, os portões abrem as 10h! Tem bate papo no CAFÉ LITERÁRIO, pavilhão 3 - azul, com o autor Raphael Montes ("Dias perfeitos") às 11h. No CONEXÃO JOVEM / ENCONTRO COM AUTORESno AUDITÓRIO MADUREIRA, lá no pavilhão 4 - verde, tem encontro com o autor Maurício de Souza às 11h e com Joseph Delaney (Autor de "As Aventuras do Caça-feitiço) às 15h. A programação completa do dia você encontra aqui.







Marina Carvalho

Na terça-feira, 8 de Setembro, os portões abrem às 9h! Lá no CUBOVOXES - ATIVIDADE JOVEM, às 17h, tem bate-papo com Marina Carvalho, autora de "Elena". A programação completa do dia você encontra aqui.











Carina Ricci

No dia 9 de Setembro, quarta-feira, os portões também abrem às 9h! E tem mais bate-papo  com Carina Rissi (Autora de "Perdida") lá no CONEXÃO JOVEM / ENCONTRO COM AUTORES, no pavilhão 4 - verde, às 16h. A programação completa do dia você encontra aqui.











Carolina Munhóz


Na quinta-feira, dia 10 de Setembro, a Bienal abre às 9h. No CUBOVOXES - ATIVIDADE JOVEMno pavilhão 4 - verde, às 15h, tem Eduardo Spohr e Braulio Tavares falando sobre a literatura fantástica. Tem também no mesmo lugar, mas no CONEXÃO JOVEM / ENCONTRO COM AUTORES, um bate-papo às 16h com Carolina Munhóz (Autora de "O Reino das Vozes que Não se Calam") e Sophia AbraãoA programação completa do dia você encontra aqui.








Bruna Vieira


Dia 11 de Setembro, sexta-feira, os portões também abrem às 9h. Lá no CONEXÃO JOVEM / ENCONTRO COM AUTORES, no pavilhão 4 - verde, tem bate-papo com Isabela Freitas (Autora de "Não se apega, não") às 16h e às 18h é a vez da Bruna Vieira, autora de "Depois dos Quinze". A programação completa do dia você encontra aqui.









Sophie Kinsella

No penúltimo dia de Bienal, 12 de Setembro, a programação volta a ficar mais agitado. Os portões abrem as 10h! As 17h, tem CUBOVOXES - ATIVIDADE JOVEMno pavilhão 4 - verde, com Pedro Gabriel, autor de "Eu me Chamo Antônio". No mesmo lugar, mas no CONEXÃO JOVEM / ENCONTRO COM AUTORES, a programação tá cheia! Tem bate-papo com Sophie Kinsella (Autora de "Fiquei com o seu número) às 11h (Clique aqui pra saber mais sobre distribuição de senhas), mais bate-papo com Anna Todd (Autora de "After") às 14h (Clique aqui pra saber mais sobre distribuição de senhas), Um pouco mais com Paula Pimenta (Autora de "Fazendo o Meu Filme") às 16h e pra finalizar, tem Colleen Houck (Autora de "A Maldição do Tigre") às 18h (Clique aqui pra saber mais sobre distribuição de senhas). UFA! Haja disposição! A programação completa do dia você encontra aqui.





Josh Malerman

E chegou o dia 13 de Setembro, último dia de Bienal do Livro! :( 

Os portões também abrem às 10h! Tem Clarisse Freire (Autora de "Pó de Lua") no CAFÉ LITERÁRIO, pavilhão 3 - azul, às 12h, falando sobre função narrativa das imagens, seja em aliança com o texto ou compondo um enredo exclusivamente visual. Lá no CUBOVOXES - ATIVIDADE JOVEMno pavilhão 4 - verde, tem às 16h o querido Josh Malerman, autor de "Caixa de Pássaros", falando sobre seu livro de estréia (Clique aqui pra saber mais sobre distribuição de senhas). E muito em breve aqui no blog tem uma SUPER NOVIDADE sobre o autor! Aguardem! E no CONEXÃO JOVEM / ENCONTRO COM AUTORES, a programação vem em dose quádrupla, pois às 15h tem Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças num bate-papo super legal. A programação completa do dia você encontra aqui.





ATENÇÃO: Aqui vão algumas dicas para aproveitar esses onze dias de Bienal do Livro da melhor maneira possível! 


  • Compre os ingressos de forma antecipada! Você pode saber mais sobre os pontos de venda ou comprar pela internet aqui. Todos os anos de Bienal aqui no Rio as filas pra comprar ingresso durante o evento são enooooormes. Por que não facilitar? Evite filas e agilize a sua entrada no evento!
  • Chegue cedo! A Bienal é um evento gigantesco e por isso, recebe milhares de visitantes por dia. Portanto, se você tiver disponibilidade de horário, chegue o mais cedo possível. Assim, as chances de você ter maior facilidade de acesso aos estandes porque eles estarão mais vazios são bem maiores! 
  • Priorize roupas confortáveis! O Riocentro é um espaço enorme e embora a Bienal só conte com 3 dos 5 pavilhões que existem, ainda é um espaço beeeem considerável a ser percorrido. Então, evite usar sapatos desconfortáveis! Tênis é o ideal. Além disso, no quesito roupa, lembre-se: O calor vai estar grande aqui no Rio por esses dias, então é recomendável usar roupas mais leves! Priorize sempre uma vestimenta confortável.
  • Aproveite as promoções! É bem verdade que algumas editoras, principalmente as "maiores", acabam as vezes exagerando nos preços dos livros, que ao invés de diminuírem, aumentam. Maaas, nem tudo está perdido. Se você procurar bem, existem algumas promoções muito bacanas rolando por lá. Então a dica é: Explore! Antes de comprar qualquer coisa, dê uma pesquisada, pergunte aos vendedores se há algum tipo de promoção, faça comparações de preços. Vale muito à pena o trabalho se o resultado for comprar aquele livro que você queria muito e ainda economizar!
  •    Organize-se, faça listas! Sim, para você aproveitar melhor o evento, é bom já ir com tudo separado, escrito bonitinho! Como assim? Faça uma lista com os estantes em que você quer passar e onde eles estão situados, os livros que quer comprar, os autores que quer conhecer e os respectivos dias/locais/horários em que podem encontra-los! Organização é chave! Assim, você consegue fazer tudo e não se perder.  Importante: Aqui você encontra o mapa da Bienal! Você vai precisar dele, acredite! 
  • Leve coisas para comer/beber! A Bienal conta com uma praça de Alimentação, é claro, o problema são os preços (nada baratos) e as filas (sempre enormes). Por isso, aconselho a levar biscoitos, frutas, sanduíches e etc. Para beber, água e sucos são as melhores opções. Você não vai exagerar na hora e levar uma mochila cheia de comida, certo? haha. Leve só o suficiente pras horas que você pretende passar lá! 
  • Dê a si mesmo a oportunidade de conhecer novos livros/escritores/livrarias/editoras! A Bienal é o lugar certo pra você explorar novos "ares" do mundo da literatura. Lá estarão vários autores não tão conhecidos do público em geral apresentando seus trabalhos. Que tal dar uma chance? Você pode conhecer coisas maravilhosas assim! Além disso, milhares de livrarias menores, as vezes até de fora do Rio, estarão lá, então talvez essa seja a sua oportunidade de encontrar alguma raridade ou preços mais acessíveis! Aproveite!
  •  Conheça gente nova! Você vai estar num espaço onde todos dividem ao menos uma paixão: Os livros! Por que não começar novas amizades? Vocês teriam uma ótima história pra contar aos outros de como se conheceram...

Depois da programação e de todas essas dicas, você já está preparado, certo? Agora é só continuar a contagem regressiva pra Bienal do Livro Rio! Dia 3 de Setembro é logo ali! Te vejo lá :)


ATUALIZAÇÃO (04/09) - Após o primeiro dia de Bienal, tenho mais algumas dicas importantes á fazer! 1) No pavilhão azul é onde estão as principais editoras: Novo Conceito, Intrínseca, Rocco, Companhia de Letras, Leya, Record, Gutemberg, Autêntica e demais. Lá, dependendo da editora, você não vai encontrar preços tão acessíveis assim (Rocco, Novo Conceito, por exemplo), mas a maioria das editoras estão dando 20% de desconto na compra, então vale à pena aproveitar. Um destaque merecido precisa ser dado à Intrínseca, que tem alguns livros sendo vendidos à R$5,00 e à R$9,00! E os demais livros todos com preços bem bacanas, nada que não caiba no bolso! Então, não deixe de passar por lá! 2) Outra dica importante é: No pavilhão verde, você vai encontrar as livrarias menores, algumas desconhecidas e de fora do Rio, que eu já mencionei à cima. Ontem, pude conferir que de fato é possível achar livros lá muito mais baratos que nas próprias editoras! Então, não deixe de passar pelo pavilhão verde e conferir. Também tem sebos por lá, onde você pode achar verdadeiras raridades com um preço ótimo! 3) No pavilhão laranja, é onde você encontra livros didáticos e livros voltados ao público infantil. Então se está pensando em levar seu filho(a), leve-o, vale muito á pena! São gibis, mangás, quadrinhos e muitas histórias ótimas para as crianças. A dica é: Se vai com seus filhos, dê preferência a ir em dias da semana, onde a bienal estará mais vazia e sem tumulto. Outro lugar interessante para levar seus filhos fica no pavilhão verde, que é um espaço em homenagem à Maurício de Sousa, que está completando 80 anos! Tá lindo de viver o espaço, com muita turma da mônica! Estou documentando tudo nas redes sociais do blog, então nota aí! Snap: somosliterarias, facebook: facebook.com/literarias e Instagram: @Somosliterarias 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...