04 janeiro 2016

Filme X Livro: O Pequeno Príncipe





CUIDADO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DO FILME E DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE”, POIS É UM COMPARATIVO DOS DOIS E O OBJETIVO DELE É RESSALTAR AS DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE AMBOS.





O livro "O Pequeno Príncipe", escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, foi publicado pela primeira vez em 1943, nos Estados Unidos. Desde então, tem conquistado corações por várias gerações ao redor do mundo. Se num primeiro momento o livro aparenta ser destinado apenas ao público infantil, basta abrir a primeira página para ver que não existe idade quando o assunto é sobre ler esta obra incrível. Estamos falando do terceiro livro mais traduzido no mundo inteiro! É muito amor, gente! Seja em português, alemão, árabe ou em escocês, os ensinamentos passados pelo principezinho vão muito além de bobagens; São lições de vida, no seu modo mais simples, puro e lindo de se ver. Daí, a grande missão e desafio de transformar uma obra prima dessas em filme. E que desafio! 

Em 20 de Agosto de 2015, a nova adaptação para o cinema do clássico chegou as telonas aqui no Brasil. Como uma fã enlouquecida da história, vocês podem imaginar minha emoção, né? Com uma produção inovadora, utilizando técnicas de computação gráfica e stop-motion, o longa prometia levar toda a magia desse clássico mundial para o cinema, preservando aquilo que a história tem de mais importante: Tudo. Será que conseguiram? Bem, assisti o filme e pensando nisso, resolvi criar esse post do "Filme X Livro", onde faço um comparativo entre certos pontos das duas histórias. Aqui, vamos ressaltar alguns pontos importantes como coisas que ficaram faltando, cenas acrescentadas e outros detalhes importantes. É necessário frisar que nem todos os detalhes estarão aqui, então, caso lembre de algum ponto em falta, nos avise nos comentários, ok? Lembrando que ao final de cada um dos pontos eu dou minha opinião sobre o fato abordado. Pois bem, vamos lá!



  • A menina e sua mãe

Pois bem, como quem leu o livro bem sabe, a menina, sua mãe e toda essa história que envolve as duas, nada disso realmente existe nos livros. Para o filme, foi criada essa história, de uma menina cuja mãe cria todo um plano de vida pra ela. Estudos, estudos e mais estudos. Nada de diversão. Aiás, diversão é uma coisa desconhecida, para as duas. Toda a vida dela (da menina) é milimetricamente calculada visando seu futuro profissional. A mãe, uma completa neurótica, priva a filha de tudo aquilo que uma criança deveria fazer. Brincar, se divertir, se sujar e por aí vai. Esse acaba sendo o foco do filme, a história da menina. O que, na verdade, me incomoda de certa maneira. Acredito que com isso, um pouco do foco que deveria estar no pequeno príncipe se perdeu. Não que ele tenha sido esquecido, não. Mas talvez ofuscado. E esse é o problema. Não me entendam mal, gostei muito da menina, em como sua história é contextualizada, afinal, quantos pais hoje em dia não controlam excessivamente a vida dos filhos quanto "estudos, Estudos, ES-TU-DOS!", achando que isso é o melhor para eles, mas na verdade os estão privando daquilo que eles deveriam estar vivendo quando crianças? Também achei o máximo em como a história do pequeno príncipe entra em sua vida e a muda gradativamente, trazendo luz e cor a uma existência até então tão "cinza"... mas sinto que o filme ficou um pouco confuso e por vezes sem sentido ao mesclar as duas histórias, da menina e do princepezinho, principalmente na parte final do longa, que você se vê em dúvida se a história do pequeno príncipe é real ou não. Felizmente, o propósito do filme, que é passar os ensinamentos adiante, foi preservado e feito com sucesso.






  • O Aviador

No livro, é ele quem conta a história, desde o momento em que era criança e tinha sua imaginação fértil que aos poucos foi desaparecendo devido a convivência com os adultos e com o passar dos anos até o instante, já adulto, em que seu avião cai no deserto, na África, e lá conhece o pequeno príncipe. No filme, em boa parte dele, também. É o aviador que conta à menina, primeiro através de aviões de papel enviados ao quarto dela pela janela (os dois são vizinhos!) e depois os lendo pessoalmente, a história do principezinho. Entretanto, após um acontecimento específico, já no final do longa, a menina assume a narrativa da história, que tem desfecho completamente diferente do já conhecido por nós. Mas isso é assunto pro próximo tópico! haha. No livro, em momento algum é revelada a idade do aviador. Sabemos simplesmente que ele é um adulto, provavelmente na casa dos 40 anos. No filme, o Aviador é aquele típico vizinho idoso, sozinho, meio maluco, mas muito amável. Aquele tipo de velhinho que se for dada á ele uma oportunidade, logo conquista você, sabe? Ponto positivo pro filme. Achei que essa ligação entre a menina e ele ficou ainda mais bonita com isso. Essa diferença de idade, de experiências... mas ao mesmo tempo a proximidade que eles constroem meio que instintivamente e o relacionamento puro e bonito que nasce entre os dois. Basicamente uma relação de avô e neta. LINDO!



  • O Pequeno Príncipe


 O principezinho, grande protagonista da história, felizmente, em sua excência, é o mesmo em ambos, livro e filme. Achei lindo como eles conseguiram retratar no longa o brilho, a pureza, a ingenuidade e todas as demais qualidades que o pequeno príncipe carrega em si e transmite por onde passa. E falando nisso, durante o livro, acompanhamos as viagens do princepezinho por vários planetas até chegar à Terra. Passou pelo planeta do contador, do rei, do vaidoso,do bêbado e alguns outros. Todos elas, ricas em detalhes e ensinamentos. No filme, elas também aparecem, mas de forma um pouco corrida, e mesmo assim, só alguns. Entendo que por ser um filme, muito do conteúdo do livro precisa ser reduzido, afinal, toda a história precisa caber em sei lá, duas horas(?)! Mesmo assim, não pude evitar de sentir que aquele algo a mais estava faltando. Algumas dessas passagens pelos planetas que eu tanto gosto sequer apareceram no filme! Triste! rs. Porém, como disse, isso é compreensível. Outro ponto positivo do filme foi ter mantido os encontros dele aqui na Terra. No filme, a serpente, as rosas, a raposa (Parte sempre mais amada do livro e também do filme!) e claro, o aviador, todos eles estão lá, com suas devidas importâncias! E é lindo demais ver esses encontros tomando a tela do cinema. Como disse no tópico acima, o desfecho da história do pequeno príncipe é completamente diferente daquele que conhecemos e amamos. Sim, o final foi recriado para o filme. Pânico? Nem tanto. Tudo o que posso dizer é que é um final surpreendente e que acaba com uma lição muito importante. Não, não vou contar a vocês que final foi esse! haha. Terão que ver com seus próprios olhos. Mas adianto a lição: Mesmo quando o mundo nos consome com sua "adultice" e nos endurece o coração, sempre é tempo de voltarmos os olhos para o que é mais importante, aquilo que é invisível, só visto pelo coração.




E por hoje, ficamos aqui! Espero que tenham gostado da matéria e que ela tenha incentivado vocês a verem o filme se ainda não o assistiram. Aliás, se você também não leu o livro ainda, tá esperando o quê? Para de perder tempo e vai logo mergulhar de cabeça nesse mundo mágico e lindo que é o do Pequeno Príncipe. Te garanto, você vai adorar e jamais voltará a ser o mesmo de antes. Aqui, você encontra a resenha do livro. Grande beijo e até a próxima :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...