O ano de 2015 ficou para trás, mas ainda é tempo de fazer retrospectivas com coisas que aconteceram por lá, certo? Pensando nisso, hoje farei com vocês uma retrospectiva com as adaptações de maior destaque e as que eu mais gostei que passaram pelas telonas do mundo em 2015. Boas ou ruins, elas deram muito o que falar e movimentaram o mundo literário no ano que passou. E se tem uma coisa que mexe com nosso emocional é quando um livro vai virar filme, afinal, será que vai ser fiel ao livro? E se mudarem algo importante? Preparados? Vamos lá!
- A Teoria de Tudo
Lançado em 29 de Janeiro, o longa foi um dos que tiveram mais destaque no primeiro semestre de 2015. O filme é simplesmente incrível! Para quem gosta de ciências e quer conhecer um pouco mais sobre a vida do brilhante Físico Hawking, é um prato cheio. Emocionante e cheio de vida, "A Teoria de Tudo" certamente foi um dos melhores filmes que assisti em 2015. O filme inclusive rendeu a Eddie Redmayne o Oscar de melhor ator.
Sinopse: Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.
- Cinquenta Tons de Cinza
Lançado em 12 de Fevereiro, esse, provavelmente, foi um dos filmes mais aguardados do ano passado. Baseado na trilogia de nome homônimo, o longa arrastou milhares de pessoas as salas de cinema em todo o mundo, arrecadando milhões em bilheteria. A continuação, "Cinquenta Tons mais Escuros" deve chegar as telonas neste ano. Não tenho exatamente uma opinião formada sobre o filme, mas acredito que de uma maneira geral, ele agradou aos fãs da trilogia.
Sinpose: Anastasia Steele (Dakota Johnson) é uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem. Uma dia ela deve entrevistar para o jornal da faculdade o poderoso magnata Christian Grey (Jamie Dornan). Nasce uma complexa relação entre ambos: com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do sádico Grey.
- Sniper Americano
Lançado em 19 de Fevereiro, o filme também entrou na minha lista de favoritos do ano! Repleto de ação do começo ao fim, você simplesmente não consegue nem piscar os olhos até que a trama termine. Ótimo roteiro, atores, efeitos. Um filme completo e bem adaptado! E na minha opinião, com a melhor atuação de todos os tempos do Bradley Cooper!
Sinopse: Adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, o filme conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação na Guerra do Iraque.
Sinopse: Adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, o filme conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação na Guerra do Iraque.
- Simplesmente Acontece
Lançado em 5 de Março, esse, definitivamente foi meu filme favorito do ano(Juntamente com outro citado mais abaixo)! Amo o filme (e o livro!) com toda a força do meu coração! O enredo, contexto, atores (Que não poderiam ser melhores!), personagens, cenários, tudo, absolutamente tudo é apaixonante. Se eu chorei assistindo? MUITO! Um filme sensível, engraçado e marcante. Falando basicamente dos encontros e desencontros que a vida nos faz ter e como o tempo influencia tudo isso, a história acaba um pouco se confundindo com a nossa própria, talvez. Aqui você pode ver os motivos pelos quais se você ainda não assistiu, você está perdendo tempo!
Sinopse: Os jovens britânicos Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) são amigos inseparáveis desde a infância, experimentando juntos as dificuldades amorosas, familiares e escolares. Embora exista uma atração entre eles, os dois mantêm a amizade acima de tudo. Um dia, Alex decide aceitar um convite para estudar medicina em Harvard, nos Estados Unidos. A distância entre eles faz com que nasçam os primeiros segredos, enquanto cada um encontra outros namorados e namoradas. Mas o destino continua atraindo Rosie e Alex um ao outro.
- A Série Divergente: Insurgente
Lançado em 19 de março, esse foi um dos filmes pelos quais mais esperei em 2015! Quem acompanha o blog, sabe que sou SUPER fã da trilogia, e estava bem ansiosa pelo segundo filme da série, a continuação de Divergente, filme pelo qual tenho uma verdadeira relação de amor e ódio. O filme não foi lá tudo o que eu gostaria, longe disso, aliás. Não que ele seja ruim, é ótimo... pra quem não leu os livros! haha. Aqui você pode ver nossa crítica completa ao filme. Mas de uma maneira geral, os efeitos especiais e as atuações foram brilhantes. O filme tem muita ação e por várias vezes faz você perder o fôlego!
Sinopse: Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e procurados por Jeanine Matthews (Kate Winslet), líder da Erudição. Em busca de respostas e assombrados por prévias escolhas, o casal enfrentará inimagináveis desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.
- Uma Longa Jornada
Lançado em 30 de Abril, é claro que um filme adaptado de um livro de Nicholas Sparks não poderia faltar nesta lista! Pra quem gosta de romance, uma boa pedida. Não é um dos meus favoritos dele, mas trás ensinamentos muito bacanas e claro, como uma boa história de amor, te faz suspirar.
Sinopse: Aos 91 anos, com a saúde debilitada e sozinho no mundo, Ira Levinson (Alan Alda) sofre um acidente de carro e se vê abandonado em um lugar isolado. Ele luta para manter a consciência e passa a ver sua amada esposa Ruth (Oona Chaplin), que faleceu há nove anos. A poucos quilômetros de distância, a bela Sophia Danko (Britt Robertson) conhece o jovem cowboy Luke (Scott Eastwood), que a apresenta a um mundo de aventuras e riscos. De forma inesperada, os dois casais vão ter suas vidas cruzadas.
- Cidades de Papel
Lançado em 9 de Julho, esse também entra naquela seleta lista de filmes super aguardados do ano. Como virou uma tradição desde "A Culpa é das Estrelas", todo ano tem um livro do querido e talentoso John Green adaptado para o cinema(E nós A-MA-MOS isso!), que dispensa apresentações, né? A expectativa para o longa era alta e com algumas ressalvas, felizmente, não decepcionou!
Sinopse: A história é centrada em Quentin Jacobsen (Nat Wolff) e sua enigmática vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman (Cara Delevingne). Ele nutre uma paixão platônica por ela. E não pensa duas vezes quando a menina invade seu quarto propondo que ele participe de um engenhoso plano de vingança. Mas, depois da noite de aventura, Margo desaparece – não sem deixar pistas sobre o seu paradeiro.
Sinopse: A história é centrada em Quentin Jacobsen (Nat Wolff) e sua enigmática vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman (Cara Delevingne). Ele nutre uma paixão platônica por ela. E não pensa duas vezes quando a menina invade seu quarto propondo que ele participe de um engenhoso plano de vingança. Mas, depois da noite de aventura, Margo desaparece – não sem deixar pistas sobre o seu paradeiro.
- D.U.F.F
Lançado em 30 de Julho, essa é a maior surpresa de 2015 pra mim! Até ver o filme, não conhecia o livro, na verdade se quer sabia da existência do livro, ou a história que ele aborda. Sabe quando você gosta de um ator, ele está no filme e então você vai lá e assiste? Foi exatamente assim que cheguei ao longa. E que surpresa ótima foi assisti-lo. Engraçado, o filme te tira várias gargalhadas. E ao contrário da relação livro e filme, neste caso, os dois destoam completamente pois seus enredos são bem distintos. Uma comédia bem clichê daquelas que a gente ama amar, sabe? #SOMOSTODOSDUFF
Sinopse: A jovem Bianca (Mae Whitman) descobre um dia que foi escolhidas pelas amigas de colégio como uma DUFF (Designated Ugly Fat Friend), ou seja uma amiga feia para que elas se pareçam ainda mais bonitas em comparação. Revoltada, Bianca pede a um atleta popular da escola para ajudá-la a melhorar o seu visual.
- O Pequeno Príncipe
Lançado em 20 de Agosto, esse é meu segundo filme favorito de 2015! Sou completamente apaixonada pelo livro e vê-lo nas telonas foi uma emoção muito grande. É claro, é preciso ressaltar que algumas coisas não me agradaram e em alguns aspectos o filme deixou a desejar, mas nada que tirasse o brilho de um dos enredos mais brilhantes de todos os tempos. Embora o longa tenha uma abordagem completamente distinta do livro, ele certamente foi bem produzido. A história dispensa apresentações, pois fala por si só. Linda, emocionante, educativa e cativante. O longa é recomendado para todos, desde crianças até idosos, sem exceções.
Sinopse: Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.
Sinopse: Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.
- Maze Runner: Prova de Fogo
Lançado em 17 de Setembro, "Prova de Fogo" também era um dos filmes mais aguardados de 2015, inclusive por mim! Continuação de "Correr ou Morrer", o filme também conta com muita ação do início ao fim e a trama fica ainda melhor neste 2° filme. Eu particularmente amei o longa, que tem suas diferenças em relação ao livro, mas que em nada deixa a desejar de uma maneira geral. As atuações são inquestionavelmente ótimas e os efeitos especiais fecham o pacote.
Sinopse: Após escapar do labirinto, Thomas (Dylan O'Brien) e os garotos que o acompanharam em sua fuga da Clareira precisam agora lidar com uma realidade bem diferente: a superfície da Terra foi queimada pelo sol e eles precisam lidar com criaturas disformes chamadas Cranks, que desejam devorá-los vivos.
Sinopse: Após escapar do labirinto, Thomas (Dylan O'Brien) e os garotos que o acompanharam em sua fuga da Clareira precisam agora lidar com uma realidade bem diferente: a superfície da Terra foi queimada pelo sol e eles precisam lidar com criaturas disformes chamadas Cranks, que desejam devorá-los vivos.
- A Colina Escarlate
Lançado em 15 de Outubro, é um bom filme de fantasia. Fui assisti-lo meio ao acaso, vi o trailer, gostei e num dia sem muito a fazer, resolvi ir ao cinema. Me surpreendi alguns dias depois ao saber que ele era a adaptação de um livro de mesmo nome! Aos amantes do terror/suspense misturado à fantasia, uma boa pedida. Obs: Se um filme tem Tom Hiddleston no elenco, a chance dele ser bom é de no mínimo 90%.
Sinopse: Apaixonada pelo misterioso Sir Thomas Sharpe (Tom Hiddleston), a escritora Edith Cushing (Mia Wasikowska) muda-se para sua sombria mansão no alto de uma colina. Habitada também por sua fria cunhada Lucille Sharpe (Jessica Chastain), a casa tem uma história macabra e a forte presença de seres de outro mundo não demora a abalar a sanidade de Edith.
Oie,
ResponderExcluirDesses lançamentos do ano passado eu assisti A Teoria de Tudo e amei virou favorito, Insurgente eu tenho uma relação de amor e ódio, gostei de algumas coisas e odiei outras, eu tenho Uma Longa Jornada e ainda não assisti, mas já li o livro e gostei.
Bjs
Mayla
http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/
sim, esse ano só teve filmes bons! e ai que nostalgia de alguns citados por você!
ResponderExcluireu estava/estou querendo ver a teoria de tudo, mas nunca surge oportunidade e/ou eu fico com preguiça mesmo de ver
sobre simplesmente acontece, the duff e a prova de fogo nao li o livro, mas amei!!
amei tb cidades de papel e insurgente
50 tons de cinza pra mim foi WOW, sdds desse filme (tenho que rever logo, msm eu n gostando de rever filmes)
e vc nao podia deixar de citar star wars e a esperança porque esses dois deram uma conclusão de filmes sensacionais em 2015!
tonsdeleitura.blogspot.com