25 novembro 2013

Resenha: "Belo desastre"

Título original: Beautiful Disaster
Gênero: Romance
Autor: Jamie McGuire
Ano: 2012
Editora: Verus
Comprar: Submarino // Saraiva // Travessa

Nota pessoal: 4/5

Citação favorita: "-Eu sei que a gente tem problemas, tá? Sou impulsivo, esquentado, e você me faz perder a cabeça como ninguém. Nun minuto você age como se me odiasse, e no seguinte como se precisasse de mim. Eu nunca faço nada direito, eu não te mereço... mas, porra, Abby, eu te amo. Eu te amo mais do que jamais amei alguém ou alguma coisa em toda a minha vida. Quando você está por perto, não preciso de bebida, nem de dinheiro, nem de luta, nem de transas sem compromisso... eu só preciso de você. Eu só penso em você. Eu só sonho com você. Eu só quero você."

Personagem Favorito: Fugindo um pouco dos principais personagens, eu me encantei muito pela America. Ela não é só a melhor amiga de Abby, ela é uma irmã, a família dela. A pessoa que está sempre disposta a se sacrificar para ajudar a amiga, mesmo que isso a fira um pouco.

Crítica:

Confesso que estava esperando uma história e encontrei outra. Ao contrário do que a sinopse do livro diz, Abby bebe (e muito) além de estar longe de ser uma menina certinha. Na realidade ela vem para essa faculdade distante de onde vivia para fugir de passado sombrio e tenta aparentar ser essa pessoa boa e certinha, mas já no primeiro capitulo podemos perceber que isso não passa de um personagem.
     A princípio Abby vê em Travis exatamente aquele passado sombrio que ela tanto foge. Tentando se manter afastada dele, tudo o que ela consegue é que ele a enxergue como um desafio. Com um físico de dar inveja em qualquer um e um estilo bad boy, Travis tem aos seus pés todas as meninas da faculdade, exceto Abby. E isso torna a situação ainda mais excitante.
      O livro tem algumas coisas bizarras e um tanto irreais, como: O motivo de Abby não se entender com o pai, o comportamento maníaco do Travis de quando está com ciúme, o que foi apostado em si (quem aposta isso senhor?), uma cena a lá High School musical no refeitório e o apelido que em minha opinião é simplesmente ridículo (mas em “Desastre iminente” é explicado). Fora essas e mais algumas coisas sem sentido, eu gostei bastante do livro.
     O Travis é um tipo de namorado que eu nunca aceitaria. A começar pelo seu histórico garanhão, o que me deixaria não só com o pé, mas com o corpo todo atrás com ele. Além de seu jeito maníaco de resolver as coisas e um ciúme doentio.
     O relacionamento dos dois é um pouco doentio, mas é legal você ver duas pessoas mudando em função do amor (uma coisa bem real). Travis aos poucos deixa de ser aquele completo idiota e se torna uma pessoa “normal”, que luta apenas por que interessa, mas as vezes se descontrola. Já Abby me deu raiva em alguns momentos, além de ficar fazendo um joguinho idiota de quero, mas não posso porque estou fugindo disso (porra, você não está namorando o seu pai!). Além de ficar em cima do muro e não falar o que realmente está sentido/pensando/querendo (ninguém é mágico).
     Apesar disso tudo, o livro me fez rir, chorar, torcer. Encantei-me e me apaixonei por essa história de amor, que como o título diz, é um belo desastre. Sem dúvida esse entrou para minha lista de recordes de tempo e favoritos. Pois simplesmente DEVOREI esse livro, a leitura foi tão boa, que fui ler um pouco antes de dormir e quando percebi o sol já tinha nascido do lado de fora do quarto.
     Esse foi o primeiro livro da Jamie que eu li, e ela soube conduzir essa história de forma magistral. Tudo estava na medida certa e no lugar certo, um livro picante, sem ser pornográfico. Romântico, sem ser bobo. Dramático, sem ser triste, e por aí vai. Ela simplesmente deu um show escrevendo esse novo estilo literário que vem chegando aos poucos ao Brasil, o New Adult.

Curiosidades:

 
   Jamie McGuire nasceu em Tulsa, Oklahoma. Ela foi criada por sua mãe Brenda em Vjackwell, Oklahoma, onde ela se formou no colegial em 1997. Jamie assistiu à Northern Oklahoma College, da University of Central Oklahoma, e Autry Centro de Tecnologia, onde se graduou com uma licenciatura em Radiologia. Jamie vive agora em Enid, Oklahoma, com seus três filhos e o marido Jeff, que é um cowboy de verdade. Eles compartilham seus 10 hectares, com quatro cavalos, quatro cães e Galo o gato.


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Interessante! Será que a autora conseguiu fugir dos esteriótipos de cafajeste e menina boazinha? Espero que sim. Gostei muito da sua resenha, principalmente da sinceridade. Vou tentar lê-lo. Beijos! Seguindo e curtindo!
    www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br
    www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...