16 janeiro 2014

Resenha: "Harry Potter e a pedra filosofal"

Conheci o Prejeto HP 2014 depois de estar participando dele sem nem mesmo saber a existência..  rsrs! Então resolvi participar 100% do projeto criado pelo blog She Really reads. E dando início ao projeto temos a resenha de "Harry Potter e a pedra filosofal"


Título original: Harry Potter and the Philosopher’s Stone
Gênero: Infanto-juvenil
Autor: J. K. Rowling
Ano: 1997
Editora: Rocco
Comprar: Submarino // Saraiva 

Nota pessoal: 4,5/5
Citação Favorita:
 “Harry virou de novo o cartão e viu, para seu espanto que o rosto de Dumbledore havia desaparecido.
- Ele desapareceu!
- Ora você não pode esperar que ele fique aí o dia todo. Despois ele volta. Não, tirei a Morgana outra vez e já tenho seis. Você quer? Pode começar a colecionar.”
Personagem favorito: Vou roubar um pouco, escolhi dois personagens. Fred e Jorge, também conhecido como gêmeos Weasley. Creio que posso contar como um só pelo fato de viverem juntos e serem confundidos até mesmo pelos pais às vezes. Haha. Sempre juntos e superamigos, eles são simplesmente uma atração no livro, levando sempre diversão e pregando peças em todos que fazem parte de suas vidas.





Crítica:

   “Harry Potter e a pedra filosofal” é o primeiro livro da série de sete livros. Harry Potter é simplesmente fantástico e posso dizer isso por já conhecer toda a série, mesmo sendo essa a primeira vez em que leio os livros. Depois de conhecer um pouco esse magnífico mundo criado pela J. K. Rowling, eu fico me perguntando: Quem não gostaria de ser bruxo? Quem não gostaria de estudar em Hogwarts? Quem não gostaria de conhecer os incríveis personagens por ela criados? Pois é, eu certamente gostaria de vivenciar isso tudo, e é o que eu faço quando abro o livro e começo a lê-lo.
   O livro já começa magnífico, pois Dumbledore junto a outros bruxos deixa Harry na porta de seus tios trouxas (quem não é bruxo), pois Harry tinha acabado de perder seus pais que foram mortos por um terrível bruxo das trevas, Voldemort. Mas ninguém sabia como dois bruxos tão experientes como Thiago e Lilian (pais de Harry) morreram e um bebê ficou vivo, mesmo depois de receber um feitiço extremamente maligno.
   Depois de uma infância medíocre com seus tios, Harry recebe o melhor presente de aniversário de todos, pois no dia em que completou 11 anos ele recebeu a visita de Hagrid (um ser gigante que como guarda-caças de Hogwarts), o qual conta a Harry que ele é um bruxo e entregando-lhe a carta na qual é convidado para estudar na famosa escola de magia e bruxaria de Hogwarts.

   Harry em seu primeiro ano em Hogwarts é apresentado a Ronald Wesley com quem se identifica de cara, além de conhecer a intrometida e metida Hermione Granger (quem vem a serem seus melhores amigos), além de descobrir que é muito famoso por ter sobrevivido ao ataque de Voldemort.
Após muitas aventuras, dentre elas: voar em uma vassoura, preparar porções mágicas, transformar objetos e muitas outras coisas aprendidas na escola, ele e seus amigos desconfiam que alguém esteja tentando roubar a pedra filosofal, então resolvem investigar isso mais a fundo e fazer o que for preciso para protegê-la.
   Quando a série foi lançada no Brasil eu era muito nova, nem sonhava em ler e muito menos que existia uma pessoa chamada J.K. Rowling, mas mesmo assim Harry Potter fez parte da minha infância, tendo um irmão apaixonado pela história e meu pai apaixonado por cinema. Assisti os quatro primeiros livros da série na estreia com meu pai e os demais com amigos. Desde o início me encantei com a série e com o mundo de Harry Potter (mesmo não entendendo por completo a história no início. Haha). 
   Como disse antes o livro foi adaptado ao cinema no ano de 2001 conquistando não só a mim, mas a uma legião de fãs e tornando ainda mais apaixonados aqueles que já eram fãs da história, sobretudo os que amaram a adaptação, ou seja 99,9% dos fãs. Confira abaixo o trailer desse filme magnífico.




Curiosidades:

Joanne Rowling nasceu em julho de 1965, no Yate General Hospital, na Inglaterra. Passou a infância em Chepstow, Gwent, e estudou na Wyedean Comprehensive.
J. K. Rowling
Jo deixou Chepstow para estudar na Exeter University, onde obteve um diploma de Francês e Línguas Clássicas; seu curso incluiu um ano em Paris. Após a graduação, ela se mudou para Londres e trabalhou como pesquisadora da Anistia Internacional, entre outros empregos. A série Harry Potter começou a ser escrita durante uma viagem de trem, que atrasou, entre Manchester e King’s Cross, em Londres. Durante os cinco anos seguintes, ela delineou os enredos para cada livro e começou a escrever o primeiro.
Em seguida, mudou-se para o norte de Portugal, onde foi professora de inglês como língua estrangeira. Ela casou-se em outubro de 1992 e teve uma filha em 1993. Quando o casamento acabou, Jessica e ela retornaram ao Reino Unido para morar em Edimburgo, onde o livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi finalmente concluído. O livro foi publicado pela primeira vez pela Bloomsbury Children’s Books em junho de 1997, sob o nome de J.K. Rowling. O "K", de Kathleen, nome de sua avó paterna, foi acrescentado a pedido de sua editora, que pensou que o nome de uma mulher não seria atrativo para o público-alvo de jovens garotos.
J.K. Rowling também escreveu dois pequenos volumes, que aparecem como livros escolares de Harry dentro dos romances. Animais fantásticos e onde habitam” e “Quadribol através dos séculos” foram publicados em março de 2001 em prol do Comic Relief.



Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Eu não sabia que eu tinha uma quote favorita até ler a sua, e perceber que com certeza é uma das minhas também. E não tem como não amar os gêmeos né? Trazem muita alegria aos livros (menos no último, pq né ? :'/)
    Adorei o seu jeito de resenhar! É super arrumadinho e com várias coisas novas, parabéns!

    http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br/2014/01/alem-dos-livros-6.html
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu escolhi essa quote porque é uma que me diverte bastante a surpresa do Harry ao descobrir essas coisas que para ele são absurdas, mas para todos são tão normais. Haha!! E não poderia escolher outros personagens se não os gêmeos... mas nos próximos livros vou falar de outros personagens que também amo, até porque é impossível amar apenas um.. Hahaha!!
      E muito obrigada pelo seu elogio, nós do literárias escolhemos essa forma de organização para que fique mais fácil o entendimento e visualização. E é muito gratificante para nós comentários como o seu!!

      Excluir
  2. É Sempre bom ler as resenhas desses livros de HP



    http://jesusadoradores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu também adoro ler resenhas de livros que eu já li e gosto, principalmente para saber se as pessoas concordam com a minha opinião.. e fico muito triste quando não. Haha!!

      Excluir
  3. Harry Potter é vida HAHAHAHA Amei a resenha *-*
    Beijos

    http://www.devolvameucliche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada... Como não amar Harry Potter não é mesmo? Breve terão os comentários da adaptação, fique ligada!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...