10 janeiro 2014

Retrospectiva 2013 e Prévia 2014 - Adaptações cinematográficas




   Já estamos em janeiro, mas ainda podemos fazer uma retrospectiva cinematográfica, e ver o que nos aguarda em 2014.

   Que 2013 foi um bom ano nós já sabemos, mas 2014 não deixará barato e vem para ganhar o título de melhor ano de adaptações cinematográficas. Mas primeiro vamos conferir as adaptações que passaram e marcaram as telonas em 2013. Este ano “começou” em fevereiro, porém em alto estilo com as adaptações de “O lado bom da vida”, “Os miseráveis” e “Meu namorado é um zumbi”. Vamos às adaptações.





1 – O lado bom da vida


   
   Apenas a primeira dentre as brilhantes adaptações de 2013, “O lado bom da vida” foi lançado no Brasil em 1° de fevereiro. Ele é uma adaptação do primeiro livro do autor Matthew Quick, escrito em 2008 e lançado no Brasil apenas em 04 de janeiro de 2013 pela editora intrínseca. O filme foi dirigido por David O. Russell e indicado ao Oscar em diversas categorias, dentre elas: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado e melhor montagem. Levando para casa a estatueta de melhor atriz, sendo ela Jennifer Lawrence.






2 – Os miseráveis

   
   “Os miseráveis” estreou junto a “O lado bom da vida” nos cinemas, em 1° de fevereiro. Este foi baseado na clássica obra do autor Vitor Hugo. Tendo como diretor Tom Hooper, que recusou o convite para dirigir Homem de Ferro 3 por causa deste filme.












3 – Meu namorado é um zumbi

   
   “Meu namorado é um zumbi” foi lançado no Brasil em 8 de fevereiro. Baseado na obra de Warm Bodies “Sangue quente” lançado no Brasil pela editora LEYA. Dirigido e escrito por Jonathan Levine e estrelado por Nicholas Hoult e Teresa Palmer. Esse nome foi apenas aqui no Brasil, pois em Portugal o filme foi lançado com o nome “Sangue Quente”, mesmo nome da tradução do livro (o que é muito melhor, pois em minha opinião esse nome infantiliza a história).







4 – Dezesseis luas

   Sem dúvida a pior dentre as adaptações. “Dezesseis luas” estreou nos cinemas em 1° de Março e foi baseado na série de quatro livros escrita por Margaret Stohl e Kami Garcia e lançados no Brasil pela editora Galera Record, os demais livros já forma lançados no brasil como os nomes: Dezessete luas, Dezoito luas e Dezenove luas. Os diretores responsáveis pela adaptação foram Bill Eagles e Richard LaGravenese.










5 – A Hospedeira


   Estreado em 29 de março, certamente foi um dos mais esperados. Baseado no livro “A hospedeira” da escritora norte-americana Stephenie Meyer (autora também da saga crepúsculo). Com roteiro e direção de Andrew Niccol e estrelado por Saorise Ronan, Max Ironse e Jake Abel. Certamente foi um dos mais aceitos e amados pelos já fãs da história.












6 – Percy Jackson e o mar de monstros


   Já partindo para o segundo semestre de 2013, temos a continuação de “Percy Jackson e o ladrão de raios”, baseado na série de livros “Percy Jackson e os olimpianos” de Rick Riordan. Estreado em 18 de agosto, este certamente foi um dos mais aguardados. Pois após a insatisfação dos fãs com o primeiro filme da franquia e baixa bilheteria, a Fox resolveu apostar mais uma vez na franquia. Avisando de primeira mão a substituição do diretor e prometendo maior semelhança à série de livros tão amada por tantos fãs.








7 – Os instrumentos mortais: Cidade dos Ossos


   Baseado no primeiro livro da série “Os instrumentos mortais” da autora norte-americana Cassandra Clare. “Cidade dos ossos” foi um dos mais elogiados pelos fãs, devido sua semelhança à série. Estreado em 23 de agosto, dois dias após a estreia dele nos EUA. É um filme de aventura e fantasia, dirigido por Harald Zwart e estrelado por Lily Collins, Jamie Campbell Bower e Jonathan Rhys Meyers.





8 – Jogos Vorazes: Em chamas



   Em minha opinião, o mais esperado e melhor divulgado do ano. Estreado no Brasil dia 15 de novembro, UMA SEMANA antes do lançamento mundial, “Jogos Verazes: Em chamas” é a adaptação do segundo livro da trilogia escrita pela autora Suzanne Collins “Em chamas” lançado no Brasil pela editora Rocco. O filme é dirigido por Francis Lawrence, com um roteiro de Simon Beaufoy e Michael Arndt. O longa é o 41° filme na lista de maiores bilheterias da história, e a 3° maior bilheteria de 2013.






9 – Ender’s game – O jogo do exterminador


    “Ender’s game – O jogo do exterminador” estreou no dia 20 de dezembro e continua em cartaz fazendo parte também de 2014.  Baseado no livro de mesmo nome do autor Orson Scott Card, dirigido por Galvin Hood e estrelado por Asa Butterfield como Ender. Ender’s game fechou o ano de 2013 com chave de ouro.
















    Agora com um ano deste, o que podemos esperar do próximo ano? Para mim muita coisa, pois três dos meus livros favoritos terão suas adaptações lançadas em 2014.
    Janeiro é a abertura de 2014, não pelo segundo filme de “Até que a sorte nos separe”, longe disso. Mas sim pelo filme “A menina que roubava livros”. Confira agora o que nos aguarda no decorrer desse ano.



1 – A Menina que roubava Livros



   Baseado no famoso livro de Markus Zusak de mesmo nome, o filme chega às telonas no dia 31 de janeiro. Tendo o livro permanecido mais de 280 semanas na lista dos mais vendidos do New York Time, ter tido mais de 2milhões de exemplares comercializados no Brasil e ser a obra mais lida nas penitenciárias federais do Brasil, segundo levantamento do ministério da justiça. O filme chega ao Brasil com força total, dirigido por Brian Percial e tendo a atriz franco-canadense Sophie Nélisse dando vida a Liesel, e orçamento estimulado em 35milhões de dólares.











Confira abaixo o trailer do filme.





2 – Academia de Vampiros: O beijo das sombras


  Previsto para estrear dia 14 de março, este filme é baseado no livro “O beijo das sombras” primeiro livro da série “Academia de vampiros”, escrito por Richelle Mead. A série terá um total de seis livros e até o momento foram publicados os quatro primeiros volume nos Estados Unidos. Tendo a série já vendido mais de 3,5 milhões de cópias nos EUA e publicada em 34 países. O filme conta com o roteiro assinado por Dan Waters e dirigido por seu irmão Mark Waters, além dos atores Olga Kurylenko, Zoey Deutch, Lucy Fry e Gabriel Byrne para estrelar a história.



Confira abaixo o trailer do filme.




3 - Divergente


   Baseado no amado livro de Veronica Roth de mesmo nome, divergente é sem dúvida um dos mais esperados. Tendo sua data de lançamento recém adiada para 18 de abril, o filme conta com direção de Neil Burger e roteiro de Evan Daugherty. Sendo Tobias e Tris estrelados por Theo James e Shailene Woodley. O terceiro e último livro da saga chega ao Brasil em março deste ano, e aos fãs da saga uma boa notícia: Já foram confirmadas as adaptações de Insurgente e Convergente (2° e 3° livros da trilogia) para 15 de março de 2015 e 18 de março de 2016 respectivamente.











Confira abaixo o trailer de divergente



4 – A culpa é das estrelas



Baseado no romance de mesmo nome do autor John Green, “A culpa é das estrelas” é a ficção mais vendida em livrarias brasileiras desde setembro. Lançado no Brasil em 2012, já teve mais de 420 mil cópias vendidas no país, segundo a editora intrínseca. O livro também foi eleito em 2012 como o melhor livro de ficção pela revista Time. Dirigido por Josh Boone e tendo o próprio autor John Green entre os roteiristas, o filme tem sua estreia marcada para 6 de junho nos EUA, mas ainda não possui data certa para estrear no Brasil. Importados de Divergente, o longa conta com Shailene Woodley e Ansel Elgort para interpretarem Hazel e Gus, respectivamente.  Infelizmente o Trailer do mesmo ainda não foi divulgado, mas a previsão é para fevereiro.





5 – The Maze Runner: Correr ou morrer

   
   Baseado no primeiro livro da saga futurista “The Maze Runner” escrita por James Dashner, “correr ou morrer” está sendo lançado pela Fox para concorrer com a franquia de “Jogos Vorazes”. Tendo o primeiro livro sido lançado no Brasil em 2010 e contando ainda com mais dois livros para série, a saga já conquistou milhares de fãs ao redor do mundo. O filme chaga as telonas nos EUA em 19 de setembro depois de ter sua estreia adiada por sete meses, tendo em vista que o longa ia estrear no Brasil na mesma data que os EUA, é de se esperar que isso continue. Infelizmente o trailer do filme ainda não foi divulgado.


6 – Jogos Vorazes: A esperança – Parte 1

   Segundo pesquisa realizada pelo site do Fandango, esse é o filme mais aguardado do ano, o que não é surpreendente já que o filme antecessor a esse (“Jogos Vorazes: Em chamas”) também ocupou esse mesmo lugar na pesquisa de 2013.  Mais uma vez tendo sua estreia UMA SENAMA antes no Brasil. Esse é o terceiro e penúltimo filme da série escrita por Suzanne Collins e antecedido por “Jogos vorazes” e “Em chamas”. O filme é baseado no terceiro livro da série e foi dividido em duas partes, já tendo a segunda data confirmada para a chegada às telonas, novembro de 2015. Os dois últimos filmes da franquia foram rodados juntos e possuem o mesmo diretor, Francis Lawrence. E “Jogos Vorazes: A esperança – parte 1” tendo sua estreia prevista para 14 de novembro.







7 – O Hobbit: Lá e de volta outra vez



   Sendo o terceiro e ultimo livro da série, este é a continuação de “O Hobbit: Uma viagem inesperada” e “O Hobbit: A desolação de Smaug”, baseados nos livros de J. R. R. Tolkien de mesmo nomes. O filme tem como diretor Peter Jackson, além de atores como: Martin Freeman, Ian McKellen e Andy Serkis. Ele conta ainda com uma produção de 250 milhões de dólares e estreia dia 19 de dezembro, além de ter tudo para fechar o ano com chaves de ouro.




*Se esqueci de alguma adaptação, me desculpem. Não sou o Wikipedia! Haha







Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. ESTOU NA ESPECTATIVA PRA ASISTIR´´A ESPERANÇA ``´

    http://jesusadoradores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não está não é mesmo?? Mas além de "A esperança" estou esperando muito "Divergente"..

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...