12 fevereiro 2014

Resenha: "Príncipe Mecânico"

Título Original: Clockwork  Prince: The Infernal Devices
Gênero: Ficção
Autor: Cassandra Clare
Ano: 2011
Editora: Galera Record

Compre o seu aqui.

Nota pessoal: 5/5


Citação favorita: "Você e eu, Tess, somos parecidos. Vivemos e respiramos palavras."


Personagem Favorito: Willian Herondale. Sim, meu personagem favorito continua sendo o will por muitos motivos. Neste livro ele é ainda mais encantador, e ao passar das páginas podemos compreender de onde vem toda a aparente arrogância e insensibilidade que ele tem, e quando compreendemos o motivo, é praticamente impossível não ama-lo. Além disso, ele se mostra um amigo ainda mais fiel, e um homem de honra e palavra.





Crítica:


A resenha não contém spoiler do livro anterior. Você pode conferir a resenha de "Anjo Mecânico" aqui.


Será possível dividir o coração em dois? Quando você nem sabe direito quem é, será possível saber o que realmente quer?

  

Sabe quando você está lendo o primeiro livro de uma série e está achando-o maravilhoso, e pensa que não existe possibilidade alguma do próximo livro ser ainda melhor? Isso foi o que pensei quando eu estava lendo "Anjo Mecânico", e bem, eu estava errada. "Príncipe Mecânico", segundo volume da trilogia "As Peças infernais", é ainda melhor. Cheio de revelações do passado, traições improváveis e verdades escondidas, o 2° volume da trilogia promete tirar seu fôlego do começo ao fim.





Após ter sua vida virada de cabeça pra baixo e ser impactada por uma realidade ainda desconhecida no livro anterior, em "Príncipe Mecânico" Tessa está cada vez mais envolvida nesse novo mundo. Morando no instituto de Londres e convivendo com os caçadores de sombras, ela acaba se apegando a eles. Seja por afinidade ou por necessidade, Tessa sabe que na luta contra o Magistrado, ela não tem com quem contar a não ser com os Nephilim que a abrigam. Depois de ser traída por alguém de quem nunca desconfiou e de ter finalmente descoberto quem é o Magistrado, Tessa precisa descobrir quem ela é. Quem são seus pais? Por que o Magistrado precisa tanto dela? E o que ele quis dizer quando disse que ele a "criou"?


Muitas são as perguntas que rondam a cabeça de Tessa, inclusive sobre as questões do coração. Tess, desde que conheceu Will, sentiu uma atração inegável por ele, como se existisse algum tipo de força que a empurrasse ao seu encontro, como se ela não tivesse escolha. Ele, que a faz rir mesmo quando esta com raiva, que divide com ela a paixão pelos livros e o amor pelas poesias. Em contrapartida, sempre que pareciam próximos um do outro, quando as palavras que a muito estavam guardadas no coração pareciam próximas de serem ditas, Will sempre a afastava, o que só confundia ainda mais os sentimentos de Tessa. E quando esta estava fragilizada e confusa, Jem sempre estava ali. Um porto seguro, tranquilo, onde Tessa sabe que sempre encontraria conforto e paz. Cada atitude grosseira e insensível de Will deixa Tess mais perto de Jem. E quando ela finalmente decide entregar seu coração ao segundo, a parede até então intransponível que protegia o primeiro parece estar ruindo. 


Seria mesmo possível amar duas pessoas ao mesmo tempo? Era possível dividir o coração em dois?
Página 246


Como se não bastasse os problemas com o Magistrado, uma outra traição surge entre eles, mas desta vez mais grave: alguém de dentro do Instituto está indiretamente aliando-se ao Magistrado e fornecendo preciosas informações a respeito dos planos dos Nephilim. E ao mesmo tempo, uma grande força se levanta dentro da Clave e pretende derrubar Charlote do comando do Instituto. Benedict Lightwood pretende não somente derruba-la, mas também assumir o poder de líder do enclave, o que afeta a todos os moradores do Instituto diretamente. Com isso, todos eles se veem envolvidos numa corrida contra o tempo para descobrir o paradeiro do Magistrado e assim manter Charlote no poder. Enquanto isso, ela e Henry, seu marido, tem momentos verdadeiro de afeto, o que é um ponto alto da história, pois é possível perceber que realmente há amor entre os dois.


Voltando ao assunto Will, neste livro podemos finalmente descobrir o porque das atitudes tão grosseiras dele. Viajamos para o seu passado  e presenciamos o real motivo para seu comportamento: Uma atitude do passado que trás consequências cruéis aos dias de hoje. Will vem escondendo um grande segredo a alguns anos, mas eis que é a hora de dividi-lo com alguém que possa ajuda-lo. E neste momento da história temos a participação de um personagem muito querido para quem já leu a série "Os Instrumentos Mortais": Magnus Bane. O feiticeiro tem papel importantíssimo neste momento da história, e se mostra um grande aliado dos Nephilim, principalmente de Will. 




- Não pode salvar todos os pássaros caídos - comentou Woolsey, apoiando-se contra a parede e cruzando os braços. - Nem mesmo os que são belos.
- Salvar um já basta. - disse Magnus, e, como Will não estava mais em seu campo de visão, fechou a porta da frente.

Página 330



Enquanto isso, o Magistrado continua a espreitar os caçadores de sombras por todos os lados, e acaba reabrindo feridas ainda não cicatrizadas em Will, atingindo-o onde dói mais: No coração. Além disso, suas máquinas, os autônomos, estão ainda mais fortes, rápidos e em maior número. A guerra que antes parecia estar próxima, agora torna-se iminente, e a clave precisa estar pronta pra isso. Mas a situação é mais complicada do que parece. Tessa que é o ponto crucial da história e sabe que tem um papel importante a assumir nesta guerra, mas ainda não sabe qual. A cada dia aprende e usa mais do seu poder sobrenatural, é verdade, mas ainda desconhece do que é capaz, ou de onde veio. Será ela uma farsa? Como saber qual é a sua real identidade quando se pode transformar-se em qualquer um? 


Em "Príncipe Mecânico" algumas perguntas já feitas anteriormente serão respondidas, outras serão ainda mais aprofundadas. O que posso dizer sobre o livro é que ele tem um pouco menos de ação do que o primeiro e é mais aprofundado no lado emocional dos personagens. Não é que o livro não tenha ação nenhuma, mas fica claro que o objetivo da Cassandra Clare neste livro foi mais do que contar um confronto simplesmente. A história fica ainda mais fascinante neste 2° volume da trilogia, onde podemos conhecer mais de cada personagem e nos apaixonar ainda mais pelo will. haha! e nos envolver com seus conflitos internos. O final é completamente surpreendente e chocante, e deixa em aberto muitas coisas para o próximo livro, que promete fechar com chave de ouro esta incrível história. Eu particularmente sofri muito com ele e espero não sofrer tanto assim lendo o próximo livro. O que eu duvido muito </3. Você pode conhecer um pouco mais sobre "Príncipe Mecânico" na coluna "Li até a página 100 e..." aqui.


Uma história muito gostosa de ler, envolvente e cativante, "Príncipe Mecânico" vai te fazer pular de vez no mundo dos caçadores de sombras sem nem olhar pra trás. 



Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Hullo!
    Eu adorei a primeira saga, e estou concluindo City of Lost Souls, mas infelizmente vou ter que parar minhas leituras da Cassie para começar novas sagas. Ótima resenha, adorei os quotes.
    Beijinhos.
    http://leituraassidua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você ta achando de CoLS? Esse é o meu 2° livro favorito de The Mortal Instruments. Eu adoro TMI mas TID é simplesmente MARAVILHOSO! E esse livro, "Princesa Mecânica" é tão... perfeito! rs.
      Bem, espero que você termine de ler TMI, o final é realmente surpreendente, e além do mais, em breve tem City of Heavenly Fire!
      Beijos linda :*

      Excluir
  2. Eu não conhecia a sequencia, mas gostei do nome e da tua resenha, despertou minha curiosidade *u* Já coloquei ele na lista de livros que quero ler! Gostei do tema abordado, parece ser incrível, hahaha *u*
    beijos e que Deus te abençoe o/
    likearocklikearoll.blogspot.com <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Indira! Bem vinda ao blog :D
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! "Príncipe Mecânico" é realmente muito bom. A história é incrível, e se você gosta de livros de fantasia, certamente vai gostar dessa trilogia. Uma das melhores que eu já li.
      Beijos linda :*

      Excluir
  3. Eu não conhecia a sequencia, mas gostei do nome e da tua resenha, despertou minha curiosidade *u* Já coloquei ele na lista de livros que quero ler! Gostei do tema abordado, parece ser incrível, hahaha *u*
    beijos e que Deus te abençoe o/
    likearocklikearoll.blogspot.com <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...