Título Original: Champion
Gênero: Distopia
Autor: Marie Lu
Ano: 2014
Editora: Rocco
Compre o seu aqui.
Nota pessoal: 5/5
Citação favorita: Como é o último livro... posso escolher duas citações? Posso? Ótimo! haha.
"Estou apaixonada por ele. Testo essas novas palavras na minha cabeça, impactada e temerosa por tudo o que elas representam. Ele está aqui, ele é real, de carne e osso."
"À minha frente está o garoto que aplicou ataduras nos meus ferimentos nas ruas de Lake, protegeu a família com todos os ossos do corpo, ficou ao meu lado apesar de tudo, o menino iluminado, risonho e cheio e vida, pesar, fúria e paixão, o garoto cujo destino está interligado ao meu para todo o sempre."
Personagem Favorito: Seria muito injusto da minha parte não citar aqui, mais uma vez, June e Day, personagens maravilhosos que eu aprendi a amar ao longo da leitura da trilogia e dos quais já estou sentindo uma falta absurda. Porém, agora darei destaque a outros dois personagens que merecem demais: Tess e Anden. Ela, pela evolução, o amadurecimento no decorrer da narrativa, pela forma como mostrou que não é simplesmente uma menina meiga que precisa de proteção. Ele, pela postura, destreza, frieza e ao mesmo tempo tato para lidar com situações extremas de crise.
Crítica:
ATENÇÃO: Essa resenha pode conter spoilers!
Com um desfecho de tirar o fôlego, e com sentimentos conflituantes gerados em nós, leitores, "Champion" encerra de forma maestral os acontecimentos da trilogia escrita por Marie Lu e marca para sempre essa incrível história em nossos corações.
Se eu tivesse que escolher uma única música que pudesse expressar o que eu senti com o término da leitura de "Champion" e assim sucessivamente o término da trilogia "Legend", não poderia escolher nenhuma outra a não ser "Não Aprendi Dizer Adeus", de Leandro & Leonardo. É sério! haha. Deem uma olhada neste verso:
"Não aprendi dizer adeus/ Mas deixo você ir/ Sem lágrimas no olhar/ Se adeus me machucar/ O inverno vai passar/ E apaga a cicatriz"
Sim, este é o sentimento! Apenas não sei como dar adeus... Terminar séries de livros é sempre uma sensação dupla de dever cumprido e de tristeza. Tem a saudade também... E quê saudade! Li a trilogia em um pouco menos de um mês, e já faz um tempo considerável, mas posso garantir que ela vai estar sempre bem viva na minha mente (e coração) pro resto da vida... E esse poder, de marcar de alguma forma a sua vida, só histórias muito especiais tem. Que bom que em meio a tantas, eu encontrei essa! Você pode ler aqui a resenha do primeiro livro, "Legend", e aqui o do segundo livro, "Prodigy".
Depois de passarem por toda falta de sorte possível, parece que as coisas para June e Day finalmente começam a se ajeitar. Após os eventos de "Prodigy", June voltou a ser a menina prodígio da República, conquistando a confiança (e mais algumas coisas) de Anden, que agora, seguro em seu cargo, tenta conduzir o país a uma nova era de tranquilidade e paz. Alçada ao cargo de primeira cidadã (uma entre três candidatos a assumir de fato o posto), uma privilegiada posição no governo, ela vê as peças do quebra cabeça de sua vida finalmente se reencaixando, exceto uma. Day, foi de criminoso mais procurado do país à herói nacional e garoto propaganda do governo de Anden. Mas no fundo, ele sempre será aquele garoto pobre, das ruas, que se vê perdido e não pertence a esse novo meio em que se encontra. Depois de todos os sacrifícios pelos quais passou, ele só quer agora aproveitar a companhia daqueles que ama enquanto é tempo... e tempo é algo que Day sabe que pode não ter muito. É que ele está com os dias contados: Uma grave doença o aflige e a cura parece ser algo bem distante. Enquanto June está focada em seu novo desafio, Day parece ter tomado a decisão por ambos quando abruptamente se afasta dela. Agora, seguindo rumos diferentes, ambos continuam, cada um a seu modo, fazendo o possível para que a concretização de um acordo de paz com as Colônias, algo que parecia impossível, se torne realidade. E parece que está funcionando, ou ao menos estava.
"Eu havia esquecido que um garoto de rua jamais poderia estar à altura de uma futura primeira cidadã". Página 39

![Resenha: O Lado Feio do Amor [Especial Bienal do Livro 2015]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhu8V4JcOUYwiC26q5Wrb4txQqPaSAqtEJRdSUq6mGvSGa7-Pynh42dAxwAaBIYWiN7AEuLXXqvqAWVUFfZj9HS8qRN5dHzmqBMOSYPJx2MmefFhhoMWvzYJTtKVLBCzRHPSMHQnDBNIl4/s640/O+Lado+Feio+do+Amor+Resenha+do+Livro.jpg)

![Resenha: Caixa de Pássaros - Não Abra os Olhos [Especial Bienal do Livro 2015]](https://paralerever.files.wordpress.com/2015/08/livro_caixa_de_passaros.jpg?w=745&h=413)











