02 fevereiro 2014

Resenha: "Anjo Mecânico"

Título Original: Clockwork  Angel: The Infernal Devices

Gênero: Ficção
Autor: Cassandra Clare
Ano: 2010
Editora: Galera Record

Compre o seu aqui.

Nota pessoal: 4/5 

Citação favorita: "Não tem problema amar alguém que não a ame, contanto que seja digno do seu amor ".

Personagem Favorito: Willian Herondale. Apesar de ter um gênio aparentemente muito difícil, will me conquistou desde o primeiro momento. Ele pode até parecer ser grosso, insensível ou arrogante, mas vejo nele qualidades muito nobres. Will é muito verdadeiro, inteligente, fiel e engraçado. Além disso é amante dos livros e admirador de poesias. Acho que na verdade o verdadeiro Will Herondale é muito melhor do que se consegue ver e eu de alguma maneira consigo enxergar o que tem por baixo desta "casca" que ele criou. 






Crítica:

E se tudo o que você sempre acreditou inesperadamente ruísse? Como destruir algo que não foi gerado nem no céu e nem no inferno?        


Um mundo onde nada parece ser o que realmente é, esse é o universo que nos é apresentado em "Anjo Mecânico". Nessa história, todos os contos que ouvimos quando crianças não são apenas criações humanas. São reais. Lobisomens, fadas, feiticeiros e vampiros vivem e habitam entre nós, humanos. E claro, os Caçadores de Sombras (chamados Nephilim) também, seres (humanos) que descendem do Anjo Raziel que tem como missão defender a humanidade dos demônios e controlar o submundo e seus integrantes. 


O livro de Cassandra Clare tem como cenário principal a Londres vitoriana do século XIX. O livro é narrado em 3° pessoa, tendo um narrador-observador que observa a história de pontos de vista de mais de um personagem. a história nos apresenta à Theresa Gray, uma adolescente nova-iorquina de 16 anos que vê sua vida mudar completamente depois da morte de sua tia. Depois deste acontecimento, Tessa se vê sozinha em Nova York, já que seu irmão, Nathaniel, a algum tempo havia se mudado para Inglaterra. Quando uma carta mandada por Nate chega convidando à Tessa para juntar-se a ele em Londres, parece que as coisas finalmente vão se ajeitar. Parece.



Ao desembarcar em Londres, Tessa é sequestrada por duas mulheres muito estranhas conhecidas como "Irmãs Sombrias" que também mantém Nathaniel em cativeiro. Ela passa dias e mais dias mantida em cativeiros por essas mulheres que insistem em afirmar que ela tem algum tipo de habilidade sobrenatural e fazem de tudo para que desperte este seu lado ainda desconhecido. Esse interesse tão grande na habilidade de Tessa é motivada por um único desejo: Agradar ao Magistrado. Tessa não faz ideia do que ou de quem seja ele, apenas sabe que há alguém de grande poder que deseja de alguma forma utilizar a seu favor o poder que ela detem. Ela não sabe do que é capaz, e sofre todo o tipo de tortura até conseguir despertar o seu dom, que é a capacidade de mudar de forma, de se transformar em qualquer um apenas tocando algum objeto dessa pessoa.


Theresa jamais imaginou que sua vida fosse mudar tanto de uma hora pra outra. Após tantos dias em posse das irmãs sombrias, ela é finalmente resgatada. Olhos azuis como o mar, pele clara e cabelos negros. O "salvador" de Tessa é tão lindo que ela mal pode acreditar. Will. Ao resgata-la, o caçador de sombras a leva ao Instituto de Londres, onde ela é acolhida pelos demais caçadores que ali vivem, Henry, Jem, Charlote e Jessamine. Fascinada e ao mesmo tempo assustada com todo esse novo mundo descoberto, Tessa decide mergulhar a fundo nesta nova realidade e ir em busca de respostas. Quem ela realmente é? Quem é o Magistrado e o que ele pretende? Para isso, ela conta com a ajuda de seus novos aliados, os Nephilim.


Embora a vida de Tessa esteja um tanto quanto complicada, ainda assim há pontos positivos a serem considerados. No instituto, seu novo lar, Tessa encontrou pessoas em quem pode confiar, e amizades verdadeiras como a de Sophie, de Charlotte e Henry, que fazem de tudo para que ela se sinta em casa, de Jem, uma pessoa doce, de sorriso fácil, que logo se mostra um grande amigo e claro, Will, que inexplicavelmente faz o coração de Tessa disparar só de vê-lo. Os dois, embora não percebam, tem algumas coisas em comum, como a paixão por livros. Ambos são grandes admiradores de poesias, e fazem das palavras seus melhores amigos. Entretanto, quanto mais Tessa tenta aproximar-se de Will, mas ele parece fugir dela, seja fazendo piadas nada gentis ou simplesmente sendo rude. 

- Will.
- Tessa - disse ele. - O que você quer de mim?
- Quero... entende-lo.
- É realmente necessário? 


Entretanto, Tessa não dispõe de tempo para se preocupar com estas coisas, pois o magistrado, que está a espreita, conta com um exército nunca visto antes - os autômatos (seres mecânicos) -, e planeja recuperar aquilo que mais deseja: ela. Tessa então se vê envolvida no meio de uma guerra que  promete abalar o submundo. Como derrotar aquilo que não foi criado no céu e nem no inferno? Alianças são revistas, traições descobertas e algumas vidas sacrificadas.

Uma guerra está prestes a começar e Tessa precisa confiar mais do que nunca em seus instintos, nas suas habilidades recém descobertas e naqueles que a tem apoiado. 


O livro é sem dúvida alguma muito bem escrito. Já esperava uma história de qualidade por já ter lido outras obras da autora, como a série "Os Instrumentos Mortais", mas mesmo assim surpreendi-me. A história é envolvente e rodeada de muita ação. Este é daqueles livros que você passaria tranquilamente uma madrugada inteira lendo sem nenhum bocejo. Os personagens são muito bem detalhados, sendo possível assim uma melhor aproximação dos leitores com eles. E essa, sem dúvidas é uma das melhores qualidades desta obra. Eu particularmente me apaixonei pelo enredo desde o início e me envolvi com os personagens quase que imediatamente. Aos que pensam que essa trata-se de mais uma história boba sobre seres misticos digo: Estão enganados. Este é um livro que realmente vale a pena ser lido.


Personagens como Will, Jem e Tessa são o ponto alto da obra. Cada um deles tem um passado marcante, e embora tão jovens, tem de lidar cada um com seu próprio fardo e aprender a conviver com fantasmas de seus passados e mesmo assim mostram-se fortes e decididos. A amizade de will e jem é outro ponto importante da história. Uma amizade verdadeira, onde um daria a vida pelo outro se preciso fosse. Além disso, outros personagens destacam-se na trama como Sophie, a jovem servente da casa, que tem uma história que tinha tudo pra ter um final trágico, mas que usa de sua experiencia para não mais cometer os mesmos erros e alertar aqueles que precisam. Oi Tessa! haha. 


- Está querendo dizer que eu não devo oferecer meu coração a um menino que nunca vai gostar de mim...
- Não! - disse Sophie. - Há coisas piores do que isso. Não tem problema amar alguém que não a ame, contanto que seja digno do seu amor. Contanto que mereça.

Um livro surpreendente que vai te tirar o fôlego, este é "Anjo Mecânico" Eis uma história de fantasia que vai fazer você realmente desejar que vampiros, lobisomens, fadas ou caçadores de sombras existam. Será?

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Eu já li os três primeiros livros de "Os Instrumentos Mortais" e amei esse mundo que a Cassandra Clare criou! Quando fiquei sabendo de "As Peças Infernais", fiquei super empolgada também já que a história se passava no mesmo mundo sobrenatural que a autora criou em OIM, porém em uma época diferente! Achei isso incrível! Adorei a resenha, adorei saber um pouco mais sobre a história e já estou mega curiosa!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo esse mundo dos caçadores de sombras é simplesmente incrível né, Jéssica?
      Eu amo OIM, já li todos os livros ( no momento morrendo de ansiedade pro lançamento de "Cidade do fogo celestial". haha) e justamente por amar OIM que resolvi ler "As peças infernais". E eu não me arrependi. A história consegue ser ainda melhor. Acredita?
      Beijos linda!

      Excluir
  2. Quero muito ler essa série, já li Os Instrumentos Mortais e me apaixonei, com certeza essa série é tão boa quanto *-*
    Ótima resenha!
    Seguindo o blog :)
    Bjs!
    http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Bem vinda aqui no blog! :D
      "Os instrumentos mortais" com toda certeza é uma das melhores séries que já li!
      Como não amar o Jace? Como não se apaixonar pela história? haha.
      "As peças Infernais" consegue ser ainda melhor. A história é ótima e o enredo dos livros é fascinante! Super recomendo que você leia!
      Beijos linda!

      Excluir
  3. Ótima resenha, me apaixonei pelos livros! Vou ler com certeza!!! Seguindo, bjs sucesso gata!

    http://makeupamandah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amandah! Bem vinda aqui no blog :)
      Os livros de "As peças Infernais" são ótimos. Super recomendo.
      Beijos fofa!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...