30 dezembro 2013

Top 10: Melhores livros lidos em 2013


















Quanto tempo né? Fiquei meio sumida daqui, ok, completamente sumida, mas to de volta nesse finalzinho de ano! E Como assim já estamos no final do ano? Gente, como o tempo voa!
Pois é, faltam menos de 48h para iniciarmos um novo ano. 2014 ta logo ali... E bem, pra fechar o ano com chave de ouro, resolvi fazer o meu top 10 com os melhores livros que eu li esse ano. Ôh coisa difícil! haha. Sofri um pouco pra conseguir escolher só 10 livros, mas eu consegui fazer. Vamos a eles?

 10° lugar: "A Elite" - Kiera Cass




Em último lugar, mas não menos importante do que os outros está o 2° livro da trilogia "A Seleção". Quando li o primeiro, super bem recomendado pela minha irmã, gostei bastante da história. Pra quem não conhece, já falei sobre o enredo da trilogia aqui. Inclusive eu conheci a autora, Kiera Cass, em sua passagem aqui pelo Brasil, você pode conferir aqui. Pois bem, quando comecei a ler "A Elite" senti que seria ainda melhor que o primeiro livro, e eu tinha razão! A disputa pelo coração de Maxon - e pela Coroa, é claro - fica ainda mais acirrada depois que só restam 6 meninas no palácio. America tem o coração de Maxon, isso é certo, mas tudo fica ainda mais difícil com seu ex(?) namorado morando sob o mesmo teto! Enfim, tem muita coisa legal e surpreendente nesse livro e é por isso que ele está no meu top 10!


9° Lugar: "A queda dos cinco" - Pittacus Lore





Na penúltima posição temos o último livro que eu li. Esse é o 4° livro de uma série chamada "Os Legados de Lorien", que conta a história de um planeta - Lorien - que foi atacado e destruído por seres de outro planeta, chamados de mogadorianos, e que num último ato de sua população em busca da perpetuação da raça deles, enviou a Terra 9 crianças lorienas que posteriormente desenvolveriam seus legados (poderes que os ajudariam na luta contra os mogadorianos). Embora não seja uma série muito conhecida aqui no Brasil, o primeiro livro - "Eu sou o número 4" ganhou a alguns anos atrás sua adaptação pras telonas.
Essa é uma das minhas séries favoritas e eu aguardava pelo lançamento desse quarto livro, mas confesso, me surpreendi. O livro é simplesmente SENSACIONAL, mesmo. Eu terminei de ler e fiquei tipo, UAU! Pra mim, é o melhor livro - até agora - da série e merecia demais entrar no top 10. Palmas pra quem escreveu essa obra prima! Em breve resenha dele aqui no blog! Uhullllll!


8° Lugar: "Cidade de Vidro" - Cassandra Clare





Terceiro e melhor livro da saga "Os Instrumentos Mortais". Infelizmente - infelizmente mesmo - só conheci e li essa série esse ano. Gente, por que perdi tanto tempo senhor? Foi uma bela surpresa. Não pensei que eu iria gostar taaaaaaaanto assim dela, juro. O que é o Jace? E o Simon? Amo/sou! hehe. Quando li o primeiro, foi um atrás do outro! Pois bem, voltando ao assunto, eu me tornei fã, de verdade, dessa saga maravilhosa. Até agora a série tem 5 livros. Todos são muito bons, mas "Cidade de Vidro" é de tirar o fôlego! Eu deixava de dormir, comer e de ficar na internet - pasmem! - pra ler vorazmente esse livro! É nele que acontecem os principais pontos da história e pra mim, foi o mais surpreendente. Esse não poderia ficar de fora, e por isso está carinhosamente na 8° posição.

7° Lugar: "A Escolha" - Nicholas Sparks





É claro que no meu top 10 com os melhores livros lidos em 2013 não deveria - e não poderia - faltar um livro escrito pelo meu autor favorito de romance, vulgo minha paixão, Nicholas Sparks. Eu amo demais esse homem, e mais ainda seus maravilhosos livros. Já li quase todos, e esse ano tive o prazer de ler "A Escolha". E caramba, que livro! A história de Travis e Gabby que tinha tudo pra dar errado, acaba se tornando uma linda história de amor. Mas nem tudo são rosas. Os dois enfrentam um grande, eu disse GRANDE problema, e é nesse exato momento em que podemos ver a força que o verdadeiro amor tem e até onde ele pode nos levar por aqueles que amamos. Ai gente, é lindo demais! Lugar mais que cativo no meu top 10.


6° Lugar: "Quem é você, Alasca?" - John Green



Primeiro livro do autor sensação do ano, John Green, porém não tão conhecido quanto os outros livros do autor, "Quem é você, Alasca?" é surpreendentemente incrível. Eu já conhecia John Green e sabia do seu talento na escrita mas ainda assim me surpreendi com o quanto esse livro me prendeu. O livro conta a história de Miles, um menino cansado de sua vida sem graça que decide ir em busca de seu "grande talvez", em busca de algo que desse sentido a uma vida tão monótona. Pra quem ainda não conhece esse ótimo livro - e pra quem já conhece também - de uma olhada na resenha dele aqui. A narrativa do livro é muito gostosa e você se vê querendo que Miles enfim encontre o que tanto procura. Não tem como não se apaixonar por Miles, Alasca, o "Coronel" e toda a turma. Esse tem lugar certo no meu coração e no top 10.


5° Lugar: "O lado bom da vida" - Matthew Quick



E chegamos ao tão disputado Top 5! Uhullllllll. Esse sem dúvida foi um dos melhores livros que eu li esse ano (Jura?) e também um dos melhores de todos os tempos! Que livro ... não sei que palavra usar para defini-lo, ótimo parece pouco. "O lado bom da vida" conta a história de Pat, um homem de meia idade que após presenciar uma cena traumática - muito mesmo - é internado em uma clínica de recuperação mental, ou como o próprio chama, o "Lugar Ruim". Ao sair de lá Pat só pensa em uma coisa: recuperar tudo o que perdeu, inclusive sua esposa. Pat é apaixonante e a história dele mais ainda. Me vi sorrindo o tempo todo durante a leitura e em algumas partes desejei poder entrar no livro e dar um abraço nele. Vem cá Patttttttttt ♥ .
Um livro cheio de aprendizados que vai te fazer realmente enxergar o lado bom da vida! Um livro pra ler, reler e ler novamente. Se quiser saber mais sobre ele é só entrar aqui e conferir a resenha dele aqui

4° Lugar: "Finale" - Becca Fitzpatrick



O livro mais esperado de 2013. Ok, pelo menos pra mim. hehe. Esperei quase uma vida por esse livro, o 4° e último livro da minha série favorita/amada, Hush Hush. Eu amei cada palavra, frase, linha... em fim, amei tudo do início ao fim. Eu praticamente devorei o livro, li em 1 dia e meio, e valeu toda a espera. O que é o Patch, senhor? Pra quem ainda não conhece a trama, a série conta a história de Patch e Nora. Ele um anjo caído, ela uma humana (?) que sempre teve a vida de uma adolescente comum... até conhecer Patch. A história é ótima e a narrativa dos livros são muito gostosas. Não há como não se apaixonar pelo bad boy Patch que anda por aí conquistando corações, inclusive o meu! Nesse livro - Finale - é onde acontece a grande batalha entre anjos caídos e os nefilim - que descendem da união entre humanos e anjos - e onde Nora tem que decidir o que falará mais alto, seu sangue ou seu coração.
O livro é lindo e merece demais estar no top 5! Amo amo amo!

3° Lugar: "A Culpa é das Estrelas" - John Green



Sim, nosso amado autor John Green emplaca mais um livro no meu top 10! Aee John! haha.
Pois bem, nem preciso apresentar-lhes o livro em questão né? Ta aí o livro mais falado, comentado, debatido, amado/odiado (?) do momento. Uma verdadeira febre que se espalhou por todas as estantes do Brasil e do mundo a fora. Li esse livro no começo do ano, um pouco antes de ele se tornar tudo isso que é hoje, então quando o li, não tive toda essa "pressão" que existe de que você TEM QUE gostar dele. Li porque achei a história interessante e gostei da capa. Simples assim. Sem expectativas. Talvez por isso o livro tenha falado tanto a mim. A história verdadeiramente me emocionou. Me vi completamente envolvida a cada página que passava, temendo pelo que aconteceria com Hazel e Gus ( Aaah Gus </3). 
O livro é realmente muito bom, mesmo. Então se ainda não leu, leia, mas não vá cheio de expectativas, esperando que o chão trema e os mares de abram de tão perfeito que o livro é. Calma. Apenas leia e delicie-se pouco a pouco com essa história linda, comovente e tocante escrita de forma maravilhosa. 
3° lugar merecidíssimo!

2° Lugar: "Insurgente" - Veronica Hoth 



O livro que mais me surpreendeu no ano. Que coisa maravilhosa! Eu sou apaixonada pela série "Divergente"  desde 2012 e estava roendo as unhas de tanta ansiedade pelo 2° livro da trilogia. E caramba, que livro bom! Não bom, tipo, booooom, sabe? Esse é aquele tipo de livro que você faz altas caras lendo. Você fica chocado, assustado, empolgado, feliz, com raiva, triste e um tanto de outros sentimentos que se misturam. Tris me surpreendeu demais nesse livro mostrando o quão forte e leal ela é.  E o Quatro/Tobias, bem, ele é demais. Pra quem ainda não conhece, a série "Divergente" narra uma história futurística que se passa em Chicago, onde por causa dos problemas da sociedade, a mesma foi divida em "facções". Abnegação, Audácia, Franqueza, Amizade e Erudição ( minha favorita!). Cada uma delas acredita em algo sendo o mais importante em uma sociedade, cada uma levanta e defende a sua "bandeira" e todas juntas trabalham pra fazer a sociedade melhorar. Tris, a protagonista da trama, no primeiro livro tem que tomar a grande decisão: Qual facção escolher?
A série é inacreditavelmente boa e vale MUITO ser lida. Os livros são muito bem escritos e a história é envolvente. O 2° lugar é todo seu "Insurgente"!

1° Lugar: "Extraordinário" - R. J. Palacio



And the Oscar goes to... "Extraordinário"! Uhulllllllllll
O nome do livro diz tudo, extraordinário. Essa é a palavra que melhor define esse livro. Não tem pra "A culpa é das estrelas", nem pra qualquer outro livro.
Um livro que perto de outros tantos não é nada conhecido, mas que é de um valor sem igual. Uma das melhores coisas que eu fiz esse ano foi comprar e ler esse livro estupendo!
A história é a seguinte: August, um menino de 10 anos de idade, nasceu com uma síndrome raríssima, que combinada com outros fatores genéticos resultou na total deformação do rosto dele. Auggie - para os íntimos - passou por centenas de cirurgias ao longo de sua vida e por isso nunca foi a uma escola. Até que seus pais resolvem matricula-lo no 6° ano de uma escola. E é aí que a vida de Auggie muda pra sempre.
Caramba, como esse livro me fez bem. Eu o li no início do mês de dezembro e me arrependo de não ter lido assim que comprei. É tão tocante que até o coração mais duro não resiste.
Uma história que mescla superação, coragem e amor. "Extraordinário" é sem dúvida o melhor livro que li esse ano. É impossível continuar sendo a mesma pessoa após le-lo. Só de ter conhecido e poder ter lido essa maravilhosa história, meu 2013 valeu a pena.


Bem gente, 

é isso! Espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu amei escrever esse post. Eu recomendo a leitura de todos esses livros e prometo, vocês não vão se arrepender. Muitos outros livros fizeram o meu 2013 ser um ano ótimo, mas esses foram os que mais se destacaram.
Vocês concordam ou descordam das minhas escolhas?
Quais seriam as de vocês?

Um beijo da Tati e até a próxima! :*

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Desses eu li... nenhum... kkkkkkk
    Sério meesmo =)
    Mas vou ler Finale, A Elite, Cidade de Vidro e Insurgente...
    beeijos
    www.minhasegundaface.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Stephanie? Nenhum? haha. Mas isso é bom, na verdade. Olha quantas opções boas você tem pra 2014! kkkkk. Leia sim, esses livros são muito bons. E o que é bom tem que ser lido!
      Beijos, Tati.

      Excluir
  2. Fiquei impressionado em você por "Extraordinário" em 1º lugar. Eu li quase todos os 10 da lista, inclusive esse mesmo. E na minha lista também ponho ele em primeiro. Também me emocionei muito com August. Confesso que sofri junto com ele. E sobretudo aprendi muito com ele. Agora o porque de eu ficar impressionado? É que muitas pessoas que leram ele e foram tocadas com a história do August, não põem ele em 1º por não ser um livro ou autor popular. Quando na verdade avaliam popularidade ao invés de conteúdo. Mas meus parabéns a tua lista foi justa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Bem, fico feliz que você tenha gostado das minhas escolhas,principalmente a escolha do 1° lugar, "Extraordinário". Concordo plenamente com você que muitas pessoas estão mais preocupadas em eleger como melhores os livros "modinhas", não se baseando no conteúdo,mas sim na popularidade.Eu não tinha como eleger outro livro se não esse como o melhor do ano de 2013. Ele é simplesmente... extraordinário! rs
      Beijos, Tati.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...